O Comité de Aquisição de Defesa indiano aprovou a compra de 5 sistemas de defesa antiaérea russos S-400 na quinta-feira (17), informa a mídia indiana.
Segundo o jornal indiano Hindustani Times, mais cedo o Ministério da Defesa indiano pretendeu comprar uma dúzia de sistemas de defesa antiaérea S-400 mas mais tarde os militares avaliam a situação e decidiram que 5 tais sistemas serão suficientes para proteger o país de ameaças externas.
Segundo as avaliações, o contrato futuro terá custo de cerca de 5,8 bilhões de dólares. O contrato também inclui a compra de 6 mil mísseis, um lançador de mísseis móbil e uma estação de radar, de acordo com a publicação.
A fonte indiana disse à RIA Novosti o seguinte: “A reunião do comitê começou hoje às 11h30 (4h30 da hora de Brasília). O comitê já aprovou a compra de 5 sistemas S-400”.
O contrato de compra de cinco sistemas S-400, segundo o Hindustan Times, será discutido durante a visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, à Rússia marcada para 23-24 de dezembro.
O S-400 é um sistema de defesa antiaérea de médio e longo alcance que é capaz de neutralizar ataques aéreos e espaciais modernos e avançados a distância de 400 km.
A Índia permanece o maior comprador de armas russas. Segundo as estimativas do Serviço Federal pela Cooperação Técnico-Militar, as exportações de armas russas à Índia equivaleram a 4,7 bilhões de dólares em 2014.
0 comentários:
Postar um comentário