O Pentágono pediu um fundo adicional de 7,5 milhões de dólares no atual ano fiscal para que o Corpo de Fuzileiros Navais possa começar a instalar o novo sistema de comunicação em sua frota de Boeing AV-8B Harriers.
Em um pedido de reprogramação ao Congresso, o Departamento de Defesa escreveu que "o financiamento é necessário para começar a integração do Tactical Datalink á aeronave AV-8B por sua relevância, melhorias de segurança e interoperabilidade. A ligação à rede Link 16 é vital para a capacidade das aeronaves AV-8B operar dentro das estruturas de comando e controle e planos operacionais, bem como proporcionar a capacidade tática mais eficaz e segura de ambos os meios aéreos e terrestres. Sem o Link 16, a aeronave AV-8B não terá acesso ao quadro operacional comum e vai operar em uma desvantagem significativa limitando a capacidade conjunta da Marine Air/Ground Task Force "
Este esforço de integração custaria 71,5 milhões dólares a partir deste ano, do Ano Fiscal de 2015, até o ano de 2021. O programa está incluído no pedido de orçamento para o ano fiscal de 2016, mas a reprogramação, se aprovado, iria ajudar a começar mais cedo.
O porta-voz do Corpo dos Marines Maj. Paul Greenberg disse que o esforço para atualizar os Harriers vai ajudar a manter a aeronave operacional até que a plataforma seja aposentada em 2025.
"O Harrier tem atualmente UHF e rádios VHF, e datalink one-way para Litening Targeting Pod vídeo, que pode ser recebido por estações terrestres", disse ele em um comunicado.
"O alcance é limitado. O Link 16 irá melhorar significativamente as capacidades de comunicação do AV-8B. Ele fornece uma rede contínua de dados bidirecional que permite o compartilhamento de informações sobre localização e demais informações com os meios envolvidos na operação. Além disso, ele permite o compartilhamento imediato de informações de segmentação. "
Com o Link 16, os Harriers serão trazidos para uma articulação, combinados á um ambiente de comunicações internacionais - permitindo que os jatos possam se comunicar com todas as outras aeronaves da aviação tática no inventário do DoD, os navios da Marinha e porta-aviões, e alguns navios e aeronaves provenientes do Japão e vários aliados da Otan.
Embora os fuzileiros navais estão preparando para operar o Joint Strike Fighter Lockheed Martin F-35B Lighting II, o que acabará por substituir o Harrier, Greenberg disse que a frota de Harrier permanecerá operacional até 2025.
"Temos a intenção de extrair o máximo valor e vida de serviço de ambos os nossos Harriers e Hornets", disse ele.
"O Link 16 é um investimento digno porque o AV-8B desempenha um papel fundamental no fornecimento operacional para a Marinha dos Estados Unidos, até o final de seu serviço operacional. O AV-8B deve ser capaz de operar em um ambiente de combate conjunto, incluindo durante as grandes operações de combate. O Link 16 desempenha um papel fundamental para garantir a identificação adequada e atempada de amigo ou inimigo, o que reduz drasticamente o tempo necessário para a tarefa dinamicamente com informações de segmentação ".
O plano de integração ainda está sendo desenvolvido, ele disse, mas deve demorar cerca de 12 meses, 2017-2018, para modificar 66 aeronaves, com cada avião fora de serviço por cerca de um mês, enquanto sofre as modificações. Todos os 66 dos aviões virão da frota em serviço de AV-8B II + Enquanto que nenhum dos aviões AV-8B II pode efetuar ataque noturno sem o radar APG-65 que irá obter o upgrade do Link 16.
Fonte: GBN com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário