O vice-ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Antonov, afirmou nesta segunda-feira (13) que os testes norte-americanos com uma bomba nuclear são uma provocação.
A bomba B61-12 sem ogiva foi testada várias vezes por um caça F-15E dos EUA a partir do polígono de Tonopah, em Nevada, no oeste do país. Segundo especialistas internacionais, o teste tem a ver com a modernização prevista do arsenal nuclear norte-americano na Europa.
“As ações do lado os EUA na situação atual são abertamente provocadoras e contrárias ao desejo declarado de Washington para o desarmamento nuclear completo”, disse Antonov.
O vice-ministro afirmou que, em particular, o teste foi realizado usando um caça-bombardeiro F-15E, o que leva a crer que “foi realizado a fim de examinar a possibilidade de utilizar a bomba nuclear B61-12 com caças-bombardeiros da OTAN estacionados na Europa”.
O presidente dos EUA, Barack Obama, começou seu mandato sob a política de “zero nuclear”, com o objetivo de livrar completamente o mundo das armas atômicas. Em 2010, sua administração selou com a Rússia um acordo de reduções de armas nucleares sob o novo Tratado Start, visando reduzir o arsenal de ambos os lados para 2.000 armas nucleares até 2018.
Fonte: Sputnik News
0 comentários:
Postar um comentário