O Ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, advertiu Israel e os palestinos neste sábado de que o impasse no processo de paz ameaça acender o conflito e urgiu que os dois lados voltem rapidamente às mesas de negociação.
Os esforços liderados pelos Estados Unidos para gerar a paz sob a forma de uma solução de dois Estados entraram em colapso em abril de 2014 e líderes de ambos os lados desde então se enfraqueceram politicamente. Mas com as crises na região piorando e Washington reavaliando suas opções sobre as relações entre Israel e os EUA, a França vê uma janela estreita para retomar as negociações.
"Temos de fazer o máximo para que os dois lados retomem as negociações", disse Fabius a jornalistas após se encontrar com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi. "Acreditamos que não fazer nada provocaria o risco duplo de um impasse e de acender o conflito".
Fabius está em uma viagem de dois dias ao Oriente Médio onde espera promover uma iniciativa liderada pela França que relançaria o processo de paz por meio de um grupo de apoio internacional composto por países árabes, a União Europeia e países-membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte: Reuters
0 comentários:
Postar um comentário