O presidente da Rússia Vladimir Putin e seu homólogo francês François Hollande durante o encontro na capital da Arménia (Yerevan) não chegaram a acordo sobre a entrega dos navios Mistral à Rússia, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov:
"Não foram anunciadas datas exatas, mas eu vou reiterar que o tema foi abordado relativamente às palavras do presidente francês antes da coletiva de imprensa em Paris. Ele confirmou a sua posição".
Na semana passada, Hollande disse que Paris poderia reembolsar o dinheiro se o contrato for cancelado.
Peskov também acrescentou que a posição da Rússia se mantém firme e clara: "Nós queremos ou dinheiro ou os navios. Pelo menos os dois lados têm uma posição semelhante sobre isso".
A Rússia e França assinaram, em junho de 2011, um acordo de US$ 1,5 bilhões para a construção de dois navios tipo Mistral. A entrega da primeira embarcação estava prevista para novembro de 2014, mas nunca aconteceu. Paris adiou a entrega, alegando interferência de Moscou na crise ucraniana.
O lado russo negou várias vezes qualquer envolvimento no conflito interno ucraniano, advertindo que a França terá de pagar uma multa em caso de não cumprimento das suas obrigações no âmbito do contrato.
Fonte: Sputnik News
0 comentários:
Postar um comentário