O Paquistão testou um míssil balístico com capacidade nuclear na segunda-feira (9), segundo militares, menos de uma semana após as primeiras conversações de alto nível com a arqui-rival Índia.
Os militares disseram que o míssil Shaheen III possui um alcance de 2.750 km (1.700 milhas) e pode transportar ogivas nucleares e convencionais.
"O lançamento de teste, com o seu ponto de impacto no Mar da Arábia, foi destinado a validar vários design e parâmetros técnicos do sistema de armas na faixa máxima de operação", disse o militar em um comunicado.
Índia e Paquistão, que já travaram três guerras desde a independência da Grã-Bretanha em 1947, têm realizado rotineiramente testes com mísseis desde que ambos demonstraram capacidades nucleares em 1998.
O teste mais recente do Paquistão veio no mês passado, com o lançamento de um míssil de cruzeiro capaz de voar baixo rente ao solo e que pode transportar uma ogiva nuclear.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros indiano Subrahmanyam Jaishankar visitou Islamabad na semana passada para conversações com o seu homólogo paquistanês.
Foi o primeiro diálogo de alto nível entre os rivais nucleares desde que os seus primeiros-ministros se encontraram em Nova Delhi em maio do ano passado.
As relações entre os dois países, sempre tumultuadas, azedou ainda mais em agosto passado em meio a um aumento dos confrontos ao longo de suas fronteiras e a linha sobre a região separatista da Caxemira.
Fonte: GBN com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário