Uma comissão de avaliação da
Marinha do Brasil recomendou após avaliação a aquisição do LPD Siroco (L 9012) da
classe Foudre junto a marinha francesa no final de janeiro, de acordo com informações.
A comissão brasileira
inspecionou o LPD Siroco em Toulon, em meados de dezembro de 2014. O “Siroco” recente
participou em novembro de 2014 de uma operação, incluíndo o transporte de
tropas e suprimentos para apoiar os caças Mirage 2000 franceses Mirage em seu
envio á Jordânia como parte das operações contra o Estado islâmico.
O “Siroco” foi contruido em
dezembro de 1998 e é o segundo dos LPDs da classe Foudre, o primeiro dos quais
foi vendido em 2011 para a marinha chilena. Autoridades chilenas haviam
anunciado interesse na aquisição do “Siroco” desde 2013; no entanto, o novo
governo do Chile anunciou no final de 2014 que já não possui interesse na
aquisição de um segundo LPD para sua esquadra.
Possuindo uma área de cerca de
1536 m2, o “Siroco” possui um heliporto
ligeiramente maior que o navio irmão Foudre.Sendo uma ótima compra de
oportunida para a Marinha do Brasil que tem buscado modernizar sua esquedra.
O “Siroco” está previsto para ser
descomissionado da Marinha francesa, em Junho de 2015, na sequência da sua
última missão, que será no Golfo da Guiné. O navio vai deixar a esquadra
francesa sem substituição, como resultado do cancelamento da aquisição do
quarto navio da classe Mistral em 2013.
Segundo os relatórios
brasileiros o navio vai ser adquiridos por 80 milhões de euros, além de incluir
serviços de manutenção e recondicionamento que serão fornecidos pela DCNS.
A compra de oportunidade do
Siroco é provável, especialmente porque o navio seria uma substituição muito
necessária para o envelhecimento dos atuais meios existentes na esquadra
brasileira, além de o Brasil apresentar alguns possíveis entraves econômicos
que impossibilitem a construção de um novo LPD.
Segundo exposto no PRONAnf, a
marinha requer dois navios de 12.500 toneladas com um grande hangar para
helicópteros e capacidade para transportar até 490 homens. Com capacidade para
operar até quatro helicópteros e capacidade de 450 homens o “Siroco” é o que
mais se aproxima desses requisitos e estará disponível até o final de 2015 ou
início de 2016.
Enquanto o PRONAnf especifica
que a opção seria para a construção local de um projeto estrangeiro já em
serviço; ele não descarta aquisições de navios de segunda mão.
Os requisitos de médio e longo
prazo da MB definidos na Estratégia Nacional de Defesa (END) e para o programa
de reequipamento da Marinha (PRM) são vastos e têm de ser acompanhadas por
orçamentos adequados. A END especificamente favorece o fortalecimento da
indústria naval local, mas o MB no passado recorreu a compras de oportunidade
mais pragmáticas, especialmente para navios de grande porte. Por exemplo, em
2008 a Marinha comprou o Garcia D'Avila (ex-Sir Galahad) e Almirante Saboia
(ex-Sir Bedivere)navios tanque e de
desembarque que foram adquiridos junto a Royal Fleet Auxiliary somando valor de 47 milhões de dólares.
Mas é bom a Marinha do Brasil
se apressar, pois há interesse de outras marinhas como a Portuguesa na
aquisição deste navio.
Fonte: GBN GeoPolítica Brasil com agências de notícias
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