A Coreia do Norte acionou no litoral do país um contingente formado por 130 hovercrafts, o que poderia indicar o início dos preparativos para a realização de manobras militares, informou nesta terça-feira o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS).
Segundo o relatório apresentado hoje pelo JCS no Parlamento, a Coreia do Norte mobilizou 70 hovercrafts na costa oeste e 60 no litoral leste do país.
Cada um destes veículos anfíbios é capaz de transportar 40 comandos militares a velocidades de até 96 km/h, o que permitiria ao regime de Kim Jong-un realizar um ataque marítimo contra a Coreia do Sul em apenas uma hora.
Uma das bases norte-coreanas, a de Goampo na província de Hwanghae do Sul, se encontra a apenas 50 quilômetros da ilha sul-coreana de Baengnyeong e a 40 da Linha Fronteiriça Norte (NLL), que divide às duas Coreias no Mar Amarelo (Mar Ocidental), detalhou a agência sul-coreana "Yonhap".
Em março, quando a Coreia do Norte iniciou uma longa escalada de ameaças como protesto contra as sanções da ONU, após seu terceiro teste nuclear, o jovem Kim Jong-un aproveitou para fazer uma visita às bases de hovercrafts.
Seul considera que esses veículos militares servem para realizar infiltrações marítimas e ocupar rapidamente ilhas limítrofes, como uma manobra prévia para uma ocupação militar em caso de guerra, detalhou a agência.
"A Coreia do Norte acionou uma base de hovercrafts perto da Linha Fronteiriça Norte (NLL) e Kim Jong-un comparece de forma periódica nas manobras de desembarque", detalhou um membro do partido governante sul-coreano, que não descartou que Pyongyang possa começar a fazer manobras de provocação em breve.
Fonte: EFE
0 comentários:
Postar um comentário