Enfrentando difículdades com o Fundo Monetário
Internacional o Paquistão e demonstrando preocupações com a tecnologia não
testada provavelmente irá atrasar os planos de Islamabad para concluir a compra
de 36 caças J-10B multirole da China através do acordo de 1,4 bilhões dólares
assinado em 2009, dizem analistas.
As condições econômicas atuais excluem qualquer possibilidade de aquisição de novos sistemas de armamento nos próximos dois a três anos, pelo menos, disse Kaiser Tufail, analista militar independente em Lahore.
Sob os termos do empréstimo do FMI, o governo enfrenta duras condições de aumentar as receitas e controlar os gastos, inclusive com equipamentos militares.
As condições econômicas atuais excluem qualquer possibilidade de aquisição de novos sistemas de armamento nos próximos dois a três anos, pelo menos, disse Kaiser Tufail, analista militar independente em Lahore.
Sob os termos do empréstimo do FMI, o governo enfrenta duras condições de aumentar as receitas e controlar os gastos, inclusive com equipamentos militares.
Uma delegação chinesa visitou o Paquistão na última
semana de setembro para discutir a situação dos acordos de defesa paralisados,
incluindo o J- 10B.
O J -10B é uma variante avançada do J- 10A, entrando em
operação no final de 2003 com a Força Aérea da China. O
J-10B contará com o novo turbofan WS-10A chinês, que irá substituir o Saturn
AL- 31FN russo que equipa a versão J-10A. Construído
pela Chengdu Aircraft Industries , o caça é baseado programa da IAI de Israel conhecido
como Lavi, que foi cancelado em 1987.
De acordo com analistas, a opção pela aquisição de
caças F-16C oriundos do estoque dos EUA, são tidos como preferíveis, ao invés de adquirir uma nova aeronave que
é um produto desconhecido na esfera do combate moderno. E questionam a opção
paquistanesa de comprar um esquadrão de J-10B.
Para ser rentável, o Paquistão deverá possuir pelo menos
três ou quatro esquadrões destes caças, assim justificariam os meios adicionais
e instalações de manutenção que seriam necessários para operação deste novo caça,
disse Tufail.
O excesso de confiança em equipamentos de alta tecnologia
dos EUA preocupa autoridades paquistanesas , e a diversificação de fornecedores,
como a China e a Rússia como fontes de novas tecnologias, no caso de um novo
caça, podem ser as únicas opções.
Se ocorrer um acordo, no entanto, Tufail prevê que pode não
haver problemas direta ou indiretamente, com a aquisição de equipamento russo ,
como o motor AL- 31FN do J-10A .
O J -10B foi apresentado pela primeira vez ao público no
início de 2009 . As
imagens que aparecem em sites militares de língua chinesa indicam o J-10B teve
uma nova configuração da seção do nariz com adição de um sistema de
rastreamente infravermelho e uma nova entrada de ar do motor, também visto no
Chengdu FC- 1, que é co-produzido no Paquistão como JF -17 Thunder , disse
Richard Fisher , pesquisador sênior de assuntos militares asiáticos.
Pelo menos um protótipo do J-10B tem apresentado o
turbofan WS- 10A, mas ainda não se sabe se toda a produção de J- 10B contará
com a WS- 10A ou o russo Saturn turbofan AL- 31F, disse Fisher .
“Eu acho que o arranjo JF -17 tem sido um viável até
agora, e sistemas de armas futuros com componentes russos e chineses podem ser
adquiridos pela Força Aérea do Paquistão em uma base similar, sem dificuldade
", disse Tufail .
A Rússia permitiu a China fornecer ao Paquistão os
turbofans Klimov RD -93 para os JF -17 , apesar da oposição indiana , e as
perspectivas melhoraram desde então .
O descongelamento das relações com a Russia nos últimos
anos com o co-desenvolvimento indiano do PAK-FA é certamente um desenvolvimento
bem-vindo , e deve ajudar a substituir objeções indianas para qualquer tipo de
cooperação militar entre o Paquistão e a Rússia", disse Tufail .
Os avanços tecnológicos também podem acabar com o
interesse nos J-10.Tufail acredita que a força aérea pode estar se voltando
para o furtivo Chengdu J- 20, embora este não é, atualmente, nada além de um
projeto.
É um avião futurista, ainda não totalmente operacional, e
seus recursos são pouco conhecidos , então estudando muito, isso pode ser um pouco prematuro, disse Tufail
. O J -10B vai oferecer ao Paquistão algumas
capacidades avançadas de quarta geração .
O novo nariz do avião levou à especulação de que o J -10B
também contou com uma nova antena radar phased array fixa e isso foi confirmado
em 2011, disse Fisher. Ainda
há alguma especulação de que este radar pode ser de tecnologia AESA, mas o ponto chave é que o J- 10B é
claramente um caça de 4G+, que incluiu também os sistemas e cockpit atualizado e sistemas de guerra eletrônica.
Mas se o Paquistão escolher não se tornar o primeiro
cliente para exportação do J-10B , o custo
unitário estimado entre 50-60 milhões de dólares tornará esta aeronave muito atraente
para países como Venezuela , Argentina, Peru , Malásia e Indonésia , que estão
procurando por um novo caça multifuncional de preço acessível, disse Fisher.
Fonte: GBN com agências de notícias
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