quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Paquistão e a incerteza sobre o J-10


Enfrentando difículdades com o Fundo Monetário Internacional o Paquistão e demonstrando preocupações com a tecnologia não testada provavelmente irá atrasar os planos de Islamabad para concluir a compra de 36 caças J-10B multirole da China através do acordo de 1,4 bilhões dólares assinado em 2009, dizem analistas.

As condições econômicas atuais excluem qualquer possibilidade de aquisição de novos sistemas de armamento nos próximos dois a três anos, pelo menos, disse Kaiser Tufail, analista militar independente em Lahore.

Sob os termos do empréstimo do FMI, o governo enfrenta duras condições de aumentar as receitas e controlar os gastos, inclusive com equipamentos militares.

Uma delegação chinesa visitou o Paquistão na última semana de setembro para discutir a situação dos acordos de defesa paralisados, incluindo o J- 10B.

O J -10B é uma variante avançada do J- 10A, entrando em operação no final de 2003 com a Força Aérea da China. O J-10B contará com o novo turbofan WS-10A chinês, que irá substituir o Saturn AL- 31FN russo que equipa a versão J-10A. Construído pela Chengdu Aircraft Industries , o caça é baseado programa da IAI de Israel conhecido como Lavi, que foi cancelado em 1987.
 
De acordo com analistas, a opção pela aquisição de caças F-16C oriundos do estoque dos EUA, são tidos como preferíveis, ao invés de adquirir uma nova aeronave que é um produto desconhecido na esfera do combate moderno. E questionam a opção paquistanesa de comprar um esquadrão de J-10B.
 
Para ser rentável, o Paquistão deverá possuir pelo menos três ou quatro esquadrões destes caças, assim justificariam os meios adicionais e instalações de manutenção que seriam necessários para operação deste novo caça, disse Tufail.
 
O excesso de confiança em equipamentos de alta tecnologia dos EUA preocupa autoridades paquistanesas , e a diversificação de fornecedores, como a China e a Rússia como fontes de novas tecnologias, no caso de um novo caça, podem ser as únicas opções.
 
Se ocorrer um acordo, no entanto, Tufail prevê que pode não haver problemas direta ou indiretamente, com a aquisição de equipamento russo , como o motor AL- 31FN do J-10A .
 
O J -10B foi apresentado pela primeira vez ao público no início de 2009 . As imagens que aparecem em sites militares de língua chinesa indicam o J-10B teve uma nova configuração da seção do nariz com adição de um sistema de rastreamente infravermelho e uma nova entrada de ar do motor, também visto no Chengdu FC- 1, que é co-produzido no Paquistão como JF -17 Thunder , disse Richard Fisher , pesquisador sênior de assuntos militares asiáticos.
 
Pelo menos um protótipo do J-10B tem apresentado o turbofan WS- 10A, mas ainda não se sabe se toda a produção de J- 10B contará com a WS- 10A ou o russo Saturn turbofan AL- 31F, disse Fisher .
 
“Eu acho que o arranjo JF -17 tem sido um viável até agora, e sistemas de armas futuros com componentes russos e chineses podem ser adquiridos pela Força Aérea do Paquistão em uma base similar, sem dificuldade ", disse Tufail .
 
A Rússia permitiu a China fornecer ao Paquistão os turbofans Klimov RD -93 para os JF -17 , apesar da oposição indiana , e as perspectivas melhoraram desde então .
 
O descongelamento das relações com a Russia nos últimos anos com o co-desenvolvimento indiano do PAK-FA é certamente um desenvolvimento bem-vindo , e deve ajudar a substituir objeções indianas para qualquer tipo de cooperação militar entre o Paquistão e a Rússia", disse Tufail .
 
Os avanços tecnológicos também podem acabar com o interesse nos J-10.Tufail acredita que a força aérea pode estar se voltando para o furtivo Chengdu J- 20, embora este não é, atualmente, nada além de um projeto.
 
É um avião futurista, ainda não totalmente operacional, e seus recursos são pouco conhecidos , então estudando muito,  isso pode ser um pouco prematuro, disse Tufail . O J -10B vai oferecer ao Paquistão algumas capacidades avançadas de quarta geração .
 
O novo nariz do avião levou à especulação de que o J -10B também contou com uma nova antena radar phased array fixa e isso foi confirmado em 2011, disse Fisher. Ainda há alguma especulação de que este radar pode ser de tecnologia  AESA, mas o ponto chave é que o J- 10B é claramente um caça de 4G+, que incluiu também os sistemas e cockpit atualizado e sistemas de guerra eletrônica.
 
Mas se o Paquistão escolher não se tornar o primeiro cliente para exportação do J-10B , o  custo unitário estimado entre 50-60 milhões de dólares tornará esta aeronave muito atraente para países como Venezuela , Argentina, Peru , Malásia e Indonésia , que estão procurando por um novo caça multifuncional de preço acessível, disse Fisher.


Fonte: GBN com agências de notícias
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