segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Perspectivas para o mercado europeu de blindados

Chegando ao fim de 17 semanas de ensaios árduos na Dinamarca, quatro fabricantes de veículos blindados seguem para a mesa de negociações para disputar a maior concorrência para blindados na região.Problemas econômicos podem ter sido a principal razão do atraso na definição dinamarquesa.
 
O país nórdico pretende realizar a substituição dos envelhecidos M113, foco nos próximos meses, como o avanço no programa de avaliações e a seleção dos finalistas, que devem apresentar agora suas propostas .
 
A competição coloca os veículos da BAE Systems, que concorre com o CV90 Armadillo , o veículo da FFG alemã G5 e a General Dynamics européia com ASCOD.
 
A competição dinamarquesa faz parte de um mercado europeu que os analistas norte-americana previram uma estimativa para demanda de veículos blindados mundial nos próximos 10 anos, com a região respondendo por um terço desta exigência.

 
Não surpreendentemente, os veículos blindados estarão entre as estrelas no DSEI , maior feira de defesa da Europa.
 
Um porta-voz do governo dinamarquês disse que esperam ter as ofertas finais até o final deste ano ou no início do próximo e se as coisas correrem como o planejado o anuncio do vencedor deve ocorrer no final do primeiro semestre de 2014.
 
A previsão para as primeiras entregas que visam 206 veículos dos 450 previstos em seis diferentes configurações estão previstas para começar em 2016.
Programas em curso
 
A previsão internacional cita que os fabricantes dominantes na região serão o consórcio KMW-Rheinmetall, que produz o veículo de combate Puma para o exército alemão, a italiana Iveco , BAE e FNSS da Turquia , de acordo com um relatório recente sobre o mercado europeu de veículos blindados.
 
A Alemanha será o maior comprador de veículos blindados ao longo dos próximos 10 anos, segundo o mesmo relatório.
 
A produção inicial dos veículos Puma sofreu corte, reduzindo a encomenda inicial de  405 veículos para 350 veículos. O primeiro Puma de produção será entregue para o Exército alemão no próximo ano.
 
A KMW-Rheinmetall também são parceiros no programa do veículo blindado multifunção germano-holandês “Boxer”. Tendo conquistado o contrato para produzir 472 veículos para as duas nações.
A posição da Iveco entre os quatro primeiros esta amparada pelas entregas do Veículo Blindado Freccia ao exército italiano, que deve receber o último dos 249 veículos encomendados em 2014. O  exército italiano estuda a encomenda de um segundo lote estimado em cerca de 250 veículos para equipar outra brigada, segundo fontes italianas.

Há ainda informações sobre a possível encomenda de novos blindados caso a situação econômica permita, segundo estas o Centauro II , uma atualização  do Centauro em serviço seria uma das prováveis aquisições. Assim como o Freccia , o Centauro II é construído por uma joint venture entre as empresas italiana Iveco e Oto Melara.

A fonte disse que as oportunidades de exportação para os fabricantes italianos tinham mais probabilidade nas ex-repúblicas soviéticas do que na Polônia ou os Estados Bálticos .
 
O consórcio está aguardando os resultados este mês de testes realizados pela Rússia dos veículos Freccia e Centauro , apesar das autoridades russas anunciarem não possuir interesse na compra de veículos estrangeiros com o aumento da oposição à compra de produtos estrangeiros.
 
No resto da Europa , grande parte da atenção está se concentrando em uma grande concorrência para o exército polonês, que prevê a aquisição de veículos blindados sobre lagartas e sobre rodas, além do programa do exército francês para aquisição de um novo veículo blindado de reconhecimento sobre rodas 6x6.
 
Os pedidos de propostas deverão surgir nos próximos 12 meses ou mais para ambos os programas.
Programas menores também estão surgindo em lugares como o Mar Báltico . A BAE anunciou recente interesse da Letônia na aquisição do CV90 e os veículos blindados BvS10 .
 
A Vizinha Estônia tem um programa de investimento para os próximos 10 anos para aquisição de veículos blindados, provavelmente irá incluir a aquisição de veículos de combate de infantaria, blindados e artilharia auto-propelida.
 
Executivos do setor dizem também que a Lituânia está interessada em novos veículos. Na França, este ano, a Nexter apresentou o T40 que espera dobrar suas chances na competição pelo EBRC contra a Panhard braço da Renault Defensé .O programa EBRC faz parte de programa de modernização mais amplo planejado  pela França.
Mudanças
 
Os gastos com a defesa na Europa pode estar encolhendo rapidamente , o seu mercado de veículos blindados é fragmentado e sua base de fornecedores é numerosa e com necessidade de reestruturação , mas as previsões internacionais identificam que ao longo dos próximos dez anos (2013-2022) a Europa representam 33% do mercado final de veículos blindados no panorâma mundial. Pela projeções que tornam a Europa na região mais lucrativa para os produtores de veículos blindados.
 
Os números não incluem as inúmeras atualizações de veículos blindados existentes que estão sendo realizadas ou planejadas em toda a Europa.
 
Os britânicos , por exemplo, estão gastando cerca de 1,55 bilhões atualizando seus veículos de combate de infantaria.
 
Dentre os principais programas também estão de atualização dos blindados Challenger e a redefinição de uma série de veículos adquiridos para o conflito no Afeganistão, que agora deverá passar por modificações com a retirada das forças de combate da província de Helmand.

 
Em face das pressões financeiras, muitos países estão reduzindo suas estruturas militares, resultando na redução de muitas capacidades existentes , como o exemplo holandês que abriu mão de sua força de MBTs e atualmente renegocia ou reduz as encomendas existentes.
 
Portugal após suspender a incorporação de parte das viaturas blindadas Pandur II, declarou sua intenção de cancelar uma parte de sua encomenda iniciais, a Eslovénia buscando reduzir os impactos da crise econômica européia reduziu sua encomenda de 135 veículos Patria, para apenas 30.
 
É perceptível a mudança no mercado, onde as novas ameaças e cenários de conflitos demonstram a necessidade de forças com maior mobilidade, sendo a principal opção para esse novo cenário viaturas blindadas leves, que possibilitam uma rápida inserção no campo de operações, baixo custo de aquisição e maior capacidade de sobrevivência em um cenário de guerra assimetrica.
 
Em breve iremos publicar mais materias referentes ao mercado de defesa europeu, asiático, sul-americano e do oriente médio.
Fonte: GBN GeoPolítica Brasil
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