A chanceler alemã, Angela Merkel, qualificou como "lamentável" a posição das autoridades da China e da Rússia em relação ao conflito sírio, principalmente por não aderir a postura comum da comunidade internacional.
"É muito lamentável que a Rússia e China se neguem há tempos a se somar a uma postura comum frente ao conflito sírio. Isso é algo que debilita consideravelmente o papel das Nações Unidas (ONU)", afirmou Merkel em declarações publicadas neste sábado pelo jornal local Ausburger Allgemeinen.
Merkel também ressaltou que "o uso de gás venenoso que deixou milhares de mortos é algo que não pode ficar sem consequências", embora tenha descartado a participação da Alemanha em uma possível intervenção militar sem mandato internacional.
"Quando homens, mulheres e crianças são assassinados com gás venenoso estamos diante de algo que a comunidade internacional não pode aceitar", declarou.
Questionada sobre uma eventual participação alemã em uma ação militar contra a Síria, Merkel lembrou que a "Alemanha só pode participar de operações militares com mandato das Nações Unidas, da Otan ou da União Europeia".
0 comentários:
Postar um comentário