Depois que ele foi excluido a competição da Coreia do Sul , o F-35 Joint Strike Fighter parece estar de volta na corrida depois que uma fonte do Ministério da Defesa citou a necessidade de combater a Coreia do Norte com um caça de quinta geração .
A Coreia do Sul na semana passada tomou a decisão de não comprar da Boeing o F-15 Silent Eagle , que foi considerado o único candidato para atender ao seu programa de 7,2 bilhões dólares. Uma nova concorrência será aberta na Coréia do Sul para comprar 60 caças afim de substituir sua frota envelhecida de F- 4 e F-5.
Presidido pelo ministro da Defesa, Kim Kwan -jin , a Administração do Programa de Aquisição de Defesa ( DAPA ) realizou a sua comissão executiva dia 24 de setembro para decidir se selecionava o F- 15 SE . A Boeing afirmou que o avião teria características furtivas , um requisito fundamental para o novo caça, porque a aeronave receberá pintura com tintas absorventes radar e equipados com baías armas.
Mas a maioria dos membros da comissão, composta de 19 militares, parlamentares e especialistas civis, julgaram que a capacidade furtiva da nova versão do F-15 ainda tem que ser comprovada , apesar de seu preço competitivo de preços em comparação com o Lockheed Martin F-35 e o Typhoon do consórcio Eurofighter , de acordo com funcionários DAPA .
" O Comitê Executivo da DAPA votaram contra a seleção do F- 15SE , após análises aprofundadas, custos e outros elementos da aeronave ", o porta-voz da DAPA Baek Yoon- hyung revelou. "Vamos reabrir a licitação o mais rápido possível depois de reconsiderar tanto requisitos de orçamento e operacional ".
O porta-voz do Ministério da Defesa Kim Min- seok foi mais específico sobre os requisitos para o programa.
"Precisamos de uma capacidade de combater as ameaças assimétricas da Coreia do Norte e suas armas nucleares e mísseis ", disse Kim . " Nesse meio tempo , precisamos recuperar o atraso com as últimas tendências de tecnologia aeroespacial em todo o mundo centrando em torno dos caças de quinta geração . "
O comentário de Kim indica que o caça F-35 volta como favorito nesta nova licitação.
O F-35 tinha sido considerado um dos favoritos na competição , mas foi fixado o preço fora da realidade do país, o governo dos EUA não apresentou uma proposta no âmbito do orçamento do programa FX-3. O mesmo aconteceu com o Typhoon. A Lockheed e o consórcio Eurofighter eram tecnicamente superiores, mas não elegível para ser escolhido como finalista devido ao seu custo .
O colapso do FX-3 veio semanas depois de um grupo de 15 ex- chefes da Força Aérea da Coreia do Sul e funcionários assinaram uma petição opondo-se à seleção do Silent Eagle .
Na petição enviada para oPresidente Park Geun - hye , os ex- generais insistiram que o país adote um caça stealth para responder às ameaças futuras de países vizinhos , incluindo o Japão e a China , bem como para combater a ameaça da Coréia do Norte .
"Somente com capacidades furtivas , a nossa Força Aérea será capaz de penetrar na rede de defesa aérea densa dos militares norte-coreano e eliminar as ameaças de mísseis nucleares de longo alcance ", afirma a petição . " A China e Rússia estão desenvolvendo suas próprias aeronaves stealth , enquanto o Japão decidiu adquirir 42 caças F-35 . Nós não podemos ajudar se preparando para responder a qualquer possível conflito com os países vizinhos " .
De acordo com uma fonte próxima às negociações , a decisão da Força Aérea da Coreia do Sul de rejeitar o F-15 foi baseado , em parte, um desejo de não ficar atrás do vizinho Japão , que anunciou a decisão de adquirir o F-35 em 2012. O avanço do exército chinês , incluindo a aparição de um UAV chinês sobre um grupo de ilhas japonesas no início de setembro, também foi um fator .
A fonte acrescentou que a Coreia do Sul e a Lockheed estão esperando para assinar uma carta de intenção, nos próximos seis a nove meses , para cumprir o prazo de receber seu primeiro caça até o final de 2017.
Para adoçar a proposta de venda do F-35, a Lockheed ofereceu um satélite de comunicações militares , operando na banda Ku e X , que também serão necessários para lançar até o final de 2017 para se alinhar com o JSF e um potencial compra de RQ- 4 global Hawk da Northrop Grumman , de acordo com a fonte. A empresa americana também prometeu ajudar no desenvolvimento de uma caça local para substituiçr os caças F-16 da Coreia do Sul.
A Lockheed Martin elogiou a decisão do governo sul-coreano .
" A Lockheed Martin tem aprendido a decisão de avaliação da Coréia para o programa FX ", disse o porta-voz da Lockheed, Eric Schnaible . "Vamos continuar a apoiar o governo dos EUA na sua oferta do F- 35A para a Coréia. "
Um representante da Eurofighter disse que sua empresa iria considerar a competição para a nova competição, vinculando a sua oferta com o programa da KF- X da Coreia do Sul para desenvolver seu próprio avião de caça. Mais cedo, o consórcio europeu prometeu que iria fornecer transferência de tecnologia à Coreia do Sul para ajudar a construir o KF- X .
Sem chance para o Boeing ?
A Boeing , por outro lado , expressa pesar .
"A Boeing está profundamente decepcionada com a decisão do DAPA . A Boeing tem seguido rigorosamente as instruções do DAPA durante todo o processo ", disse o porta-voz da Boeing ,Conrad Chun. " Aguardamos detalhes da DAPA para avaliar as nossas próximas opções. "
Um funcionário do Boeing disse , no entanto , que sua empresa não iria tomar medidas legais contra DAPA . "Continuamos indecisos no momento sobre se deve ou não participar da nova competição", disse o funcionário sob condição de anonimato .
A decisão de desligar o F- 15SE depois de ter recebido a aprovação da DAPA é provávelmete um golpe fatal para as esperanças da Boeing no programa sul-coreano, e seu desejo de estender a linha de produção do F-15 para a próxima década por meio de sua variante Silent Eagle .
"Esta exclui as perspectivas de mais uma década de rejuvenescimento da plataforma", disse Richard Aboulafia , analista do Teal Group com sede na Virgínia . "Essa foi uma possibilidade intrigante , se a Boeing tivesse conseguido com o seu próprio design furtivo baseado em uma plataforma antiga. Mas não é para ser. "
Aboulafia vê potencial para algumas pequenas compras de F-15 no futuro, mais prováveis compras adicionais da Arábia Saudita ou um punhado de Cingapura , mas nada que mudasse significativamente o fato de que a linha de produção do F-15 provavelmente vai cair em silêncio quando da Boeing cumprir o contrato com a Arábia Saudita que termina em 2018.
A sorte da Boeing é que eles têm o contrato da Arábia Saudita, o que lhes dá alguns anos para buscar seus últimos contratos, mas não vai conseguir grandes novos usuários e eles não estão desenvendo grandes novos derivados , a menos que de alguma forma esta decisão seja revertida " , disse Aboulafia .
Kim Dae -young , um membro do Fórum Defense & Security Coréia, disse: " Em termos de procedimentos , a Boeing não tem culpa. Por isso é natural que a Boeing se sinta enganada. "
"Como o governo coreano destacou um caça de quinta geração , como a opção preferida , a Boeing tem a pequena chance de ganhar ", acrescentou . "A única opção para a Boeing é se deve ou não participar da nova compeição, afim de dividir o número de aeronaves . "
Kim antecipou que o governo coreano quer o número de aeronaves da seguinte forma, um tipo simples ou adquirir dois tipos diferentes de caças no pefil Hi-Lo.
Uma solução potencial que poderia salvar a situação coreana para a Boeing, seria oferecendo um outro lote de F- 15K ao governo sul-coreano como um paliativo antes de o país adquirir o F-35 . A Austrália tem feito algo similar, com um plano anunciado para comprar 12 EA-18G de ataque eletrônico como um tampão devido a mais atrasos do JSF .
No entanto, a fonte com conhecimento de situação disse que a Força Aérea da Coreia do Sul já considerou e rejeitou a ideia de dividir essa compra.
"Eles simplesmente não querem isso", disse a fonte.
Um dia após o anuncio do cancelamento do F- 15SE , o Ministério da Defesa lançou uma força-tarefa para reiniciar o processo FX3 A força-tarefa realizou uma reunião para reavaliar as capacidades operacionais necessárias e o orçamento necessário para renovar o programa de aquisição de caças.
Em particular, a força-tarefa discutiu maneiras de dividir o número de caças a serem adquiridos .
"Discutimos todas as opções sobre a mesa ", disse Lee Yong- dae , diretor do escritório de compras do Ministério da Defesa . Lee lidera a força-tarefa composta por representantes da DAPA , a Força Aérea e os pesquisadores aeroespaciais.
"Nada ainda tem que ser corrigido. Mas se você dividir o número de aeronaves, é mais fácil garantir o orçamento " , disse ele.
Lee Hee -woo , diretor de um instituto de pesquisa apoio logístico da Universidade Nacional de Chungnam , sugere para a aquisição um número de 40 caças stealth e 20 caças convencionais .
"Eu não acho que podemos comprar 60 aviões furtivos, é caro dadas as condições financeiras do governo ", Lee observou. " Para impedir ameaça assimétrica da Coréia do Norte , precisamos de 20 a 40 aeronaves furtivas . E podemos comprar mais aeronaves com funções diferentes sem tecnologia stealth. "
A Coreia do Sul na semana passada tomou a decisão de não comprar da Boeing o F-15 Silent Eagle , que foi considerado o único candidato para atender ao seu programa de 7,2 bilhões dólares. Uma nova concorrência será aberta na Coréia do Sul para comprar 60 caças afim de substituir sua frota envelhecida de F- 4 e F-5.
Presidido pelo ministro da Defesa, Kim Kwan -jin , a Administração do Programa de Aquisição de Defesa ( DAPA ) realizou a sua comissão executiva dia 24 de setembro para decidir se selecionava o F- 15 SE . A Boeing afirmou que o avião teria características furtivas , um requisito fundamental para o novo caça, porque a aeronave receberá pintura com tintas absorventes radar e equipados com baías armas.
Mas a maioria dos membros da comissão, composta de 19 militares, parlamentares e especialistas civis, julgaram que a capacidade furtiva da nova versão do F-15 ainda tem que ser comprovada , apesar de seu preço competitivo de preços em comparação com o Lockheed Martin F-35 e o Typhoon do consórcio Eurofighter , de acordo com funcionários DAPA .
" O Comitê Executivo da DAPA votaram contra a seleção do F- 15SE , após análises aprofundadas, custos e outros elementos da aeronave ", o porta-voz da DAPA Baek Yoon- hyung revelou. "Vamos reabrir a licitação o mais rápido possível depois de reconsiderar tanto requisitos de orçamento e operacional ".
O porta-voz do Ministério da Defesa Kim Min- seok foi mais específico sobre os requisitos para o programa.
"Precisamos de uma capacidade de combater as ameaças assimétricas da Coreia do Norte e suas armas nucleares e mísseis ", disse Kim . " Nesse meio tempo , precisamos recuperar o atraso com as últimas tendências de tecnologia aeroespacial em todo o mundo centrando em torno dos caças de quinta geração . "
O comentário de Kim indica que o caça F-35 volta como favorito nesta nova licitação.
O F-35 tinha sido considerado um dos favoritos na competição , mas foi fixado o preço fora da realidade do país, o governo dos EUA não apresentou uma proposta no âmbito do orçamento do programa FX-3. O mesmo aconteceu com o Typhoon. A Lockheed e o consórcio Eurofighter eram tecnicamente superiores, mas não elegível para ser escolhido como finalista devido ao seu custo .
O colapso do FX-3 veio semanas depois de um grupo de 15 ex- chefes da Força Aérea da Coreia do Sul e funcionários assinaram uma petição opondo-se à seleção do Silent Eagle .
Na petição enviada para oPresidente Park Geun - hye , os ex- generais insistiram que o país adote um caça stealth para responder às ameaças futuras de países vizinhos , incluindo o Japão e a China , bem como para combater a ameaça da Coréia do Norte .
"Somente com capacidades furtivas , a nossa Força Aérea será capaz de penetrar na rede de defesa aérea densa dos militares norte-coreano e eliminar as ameaças de mísseis nucleares de longo alcance ", afirma a petição . " A China e Rússia estão desenvolvendo suas próprias aeronaves stealth , enquanto o Japão decidiu adquirir 42 caças F-35 . Nós não podemos ajudar se preparando para responder a qualquer possível conflito com os países vizinhos " .
De acordo com uma fonte próxima às negociações , a decisão da Força Aérea da Coreia do Sul de rejeitar o F-15 foi baseado , em parte, um desejo de não ficar atrás do vizinho Japão , que anunciou a decisão de adquirir o F-35 em 2012. O avanço do exército chinês , incluindo a aparição de um UAV chinês sobre um grupo de ilhas japonesas no início de setembro, também foi um fator .
A fonte acrescentou que a Coreia do Sul e a Lockheed estão esperando para assinar uma carta de intenção, nos próximos seis a nove meses , para cumprir o prazo de receber seu primeiro caça até o final de 2017.
Para adoçar a proposta de venda do F-35, a Lockheed ofereceu um satélite de comunicações militares , operando na banda Ku e X , que também serão necessários para lançar até o final de 2017 para se alinhar com o JSF e um potencial compra de RQ- 4 global Hawk da Northrop Grumman , de acordo com a fonte. A empresa americana também prometeu ajudar no desenvolvimento de uma caça local para substituiçr os caças F-16 da Coreia do Sul.
A Lockheed Martin elogiou a decisão do governo sul-coreano .
" A Lockheed Martin tem aprendido a decisão de avaliação da Coréia para o programa FX ", disse o porta-voz da Lockheed, Eric Schnaible . "Vamos continuar a apoiar o governo dos EUA na sua oferta do F- 35A para a Coréia. "
Um representante da Eurofighter disse que sua empresa iria considerar a competição para a nova competição, vinculando a sua oferta com o programa da KF- X da Coreia do Sul para desenvolver seu próprio avião de caça. Mais cedo, o consórcio europeu prometeu que iria fornecer transferência de tecnologia à Coreia do Sul para ajudar a construir o KF- X .
Sem chance para o Boeing ?
A Boeing , por outro lado , expressa pesar .
"A Boeing está profundamente decepcionada com a decisão do DAPA . A Boeing tem seguido rigorosamente as instruções do DAPA durante todo o processo ", disse o porta-voz da Boeing ,Conrad Chun. " Aguardamos detalhes da DAPA para avaliar as nossas próximas opções. "
Um funcionário do Boeing disse , no entanto , que sua empresa não iria tomar medidas legais contra DAPA . "Continuamos indecisos no momento sobre se deve ou não participar da nova competição", disse o funcionário sob condição de anonimato .
A decisão de desligar o F- 15SE depois de ter recebido a aprovação da DAPA é provávelmete um golpe fatal para as esperanças da Boeing no programa sul-coreano, e seu desejo de estender a linha de produção do F-15 para a próxima década por meio de sua variante Silent Eagle .
"Esta exclui as perspectivas de mais uma década de rejuvenescimento da plataforma", disse Richard Aboulafia , analista do Teal Group com sede na Virgínia . "Essa foi uma possibilidade intrigante , se a Boeing tivesse conseguido com o seu próprio design furtivo baseado em uma plataforma antiga. Mas não é para ser. "
Aboulafia vê potencial para algumas pequenas compras de F-15 no futuro, mais prováveis compras adicionais da Arábia Saudita ou um punhado de Cingapura , mas nada que mudasse significativamente o fato de que a linha de produção do F-15 provavelmente vai cair em silêncio quando da Boeing cumprir o contrato com a Arábia Saudita que termina em 2018.
A sorte da Boeing é que eles têm o contrato da Arábia Saudita, o que lhes dá alguns anos para buscar seus últimos contratos, mas não vai conseguir grandes novos usuários e eles não estão desenvendo grandes novos derivados , a menos que de alguma forma esta decisão seja revertida " , disse Aboulafia .
Kim Dae -young , um membro do Fórum Defense & Security Coréia, disse: " Em termos de procedimentos , a Boeing não tem culpa. Por isso é natural que a Boeing se sinta enganada. "
"Como o governo coreano destacou um caça de quinta geração , como a opção preferida , a Boeing tem a pequena chance de ganhar ", acrescentou . "A única opção para a Boeing é se deve ou não participar da nova compeição, afim de dividir o número de aeronaves . "
Kim antecipou que o governo coreano quer o número de aeronaves da seguinte forma, um tipo simples ou adquirir dois tipos diferentes de caças no pefil Hi-Lo.
Uma solução potencial que poderia salvar a situação coreana para a Boeing, seria oferecendo um outro lote de F- 15K ao governo sul-coreano como um paliativo antes de o país adquirir o F-35 . A Austrália tem feito algo similar, com um plano anunciado para comprar 12 EA-18G de ataque eletrônico como um tampão devido a mais atrasos do JSF .
No entanto, a fonte com conhecimento de situação disse que a Força Aérea da Coreia do Sul já considerou e rejeitou a ideia de dividir essa compra.
"Eles simplesmente não querem isso", disse a fonte.
Um dia após o anuncio do cancelamento do F- 15SE , o Ministério da Defesa lançou uma força-tarefa para reiniciar o processo FX3 A força-tarefa realizou uma reunião para reavaliar as capacidades operacionais necessárias e o orçamento necessário para renovar o programa de aquisição de caças.
Em particular, a força-tarefa discutiu maneiras de dividir o número de caças a serem adquiridos .
"Discutimos todas as opções sobre a mesa ", disse Lee Yong- dae , diretor do escritório de compras do Ministério da Defesa . Lee lidera a força-tarefa composta por representantes da DAPA , a Força Aérea e os pesquisadores aeroespaciais.
"Nada ainda tem que ser corrigido. Mas se você dividir o número de aeronaves, é mais fácil garantir o orçamento " , disse ele.
Lee Hee -woo , diretor de um instituto de pesquisa apoio logístico da Universidade Nacional de Chungnam , sugere para a aquisição um número de 40 caças stealth e 20 caças convencionais .
"Eu não acho que podemos comprar 60 aviões furtivos, é caro dadas as condições financeiras do governo ", Lee observou. " Para impedir ameaça assimétrica da Coréia do Norte , precisamos de 20 a 40 aeronaves furtivas . E podemos comprar mais aeronaves com funções diferentes sem tecnologia stealth. "
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