segunda-feira, 9 de setembro de 2013

EUA também espionaram a Petrobras

 
Os serviços de inteligência dos Estados Unidos, acusados de intervir Nas comunicações da presidente Dilma Rousseff, também espionaram a Petrobras, segundo afirmou neste domingo a "Rede Globo".
 
A denúncia da "Globo" se apoia em documentos entregues pelo ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden ao jornalista Glenn Greenwald, colunista do jornal britânico "The Guardian", que mora no Rio de Janeiro.
 
A "Globo" explicou que os documentos, mostrados neste domingo na televisão, correspondem a um curso dado pela NSA a seus agentes e aparentemente voltado a prepará-los para espionar empresas.
 
O nome da Petrobras aparece em muitos desses cursos, o que, afirmou a "Globo", "contradiz a afirmação da NSA que a espionagem não tem objetivos econômicos ou comerciais".
 
No entanto, os documentos mostrados não detalham em nenhum momento a que tipo de informação sobre a Petrobras puderam ter acesso nem deixam claro se a empresa foi realmente espionada ou era citada só como um exemplo.
 
A Petrobras informou que não comentará os documentos revelados pela "Globo", mas fontes oficiais consultadas pela Agência Efe disseram que o Governo analisará nos próximos dias essa nova denúncia e que "possivelmente" pedirá novas e "mais amplas explicações" aos EUA.
 
Na segunda-feira passada - após saber da espionagem a Dilma, que foi também denunciada pela "Globo" tendo como base documentos vazados por Snowden - o Governo convocou o embaixador dos EUA no país, Thomas Shannon, a quem transmitiu sua exigência de "explicações rápidas" e "por escrito".
 
O assunto também foi colocado pessoalmente por Dilma ao presidente dos EUA, Barack Obama, com quem encontrou esta semana na cidade russa de São Petersburgo, onde se reuniram os líderes do Grupo dos Vinte (G20).
 
Dilma teve um encontro particular com Obama e disse que este se comprometeu a dar explicações antes da próxima quarta-feira.
 
A presidente condicionou a visita de Estado que deve fazer a Washington no dia 23 de outubro precisamente a essas explicações que aguarda da Casa Branca.
 
Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger