A Força Aérea do Uruguai esta analisando opções para aquisição de um novo caça para equipar sua força aérea. Diante do processo, a russa Sukhoy apresentou sua oferta para fornecer ao Uruguai aeronaves SU-30K novas, incluindo no pacote treinamento e suporte na manutenção das mesmas entrando na disputa pelo contrato.
Em março o Chile ofereceu 12 aeronaves F-5 Tiger III á um custo estimado na casa do US$ 80 milhões. O F-5 Tiger III da FACh é uma aeronave que tem sido continuamente melhorada, equipadas com radar multimodo Elta EL/M-2032, sistemas melhorados RWR, HOTAS, HUD EL-OP 2 e o capacete DASH III para utilização com o míssil Python III, IV e os recentes BVR Derby . Outra opção estudada que desponta trata-se do YAK-130 outra aeronave de origem russa e um forte concorrente nesta disputa, mesmo não se tratando de um caça puro.
O Uruguai pretende dotar sua Força Aérea de uma aeronave de caça, pois hoje em seu inventário conta apenas com aeronaves A37b Dragonfly e IA58 Pucará, ambas de tecnologia utrapassada e inapropriadas para desempenhar a função de interceptação e superioridade aérea.
Com a entrada da Sukhoy na disputa a balança tende para a proposta desta, uma vez que sua proposta oferece um caça muito mais capaz que as demais opções e á um custo atraente e facilidades no financiamento, restando apenas ao Uruguai definir qual será seu novo caça.
Fonte: GBN GeoPolítica Brasil
O Chile nunca ofereceu aeronaves F-5 Tiger III ao Uruguai, isso foi invenção dos site e blog do Brasil.
ResponderExcluirO Chile ofertou sim
ResponderExcluirse o Chile vendeu foi bom porem o yak-130 seria melhor por ter mais armamento..ja sukhois não seriam necessários visto q o Uruguai é um pais pequeno além de q deixariam a Argentina desconfiada...
ResponderExcluir