Nesta edição da LAAD voltamos a visitar a IVECO para receber mais informações sobre o desenvolvimento do novo VBTT brasileiro, o "Guarani". Na edição anterior fomos a primeira mídia a conhecer o então protótipo que estava exposto, onde publicamos uma materia especial e diversas fotos.
foto: Angelo Nicolaci - GBN GeoPolítica Brasil |
Desenvolvido a partir das especificações do Exército Brasileiro, o "Guarani" traz novamente ao Brasil a produção de um veículo desenvolvido e produzido pela indústria nacional. Com um peso de aproximadamente 18 toneladas, tração 6x6, contando com uma potência de 383cv em seu motor Diesel e projetado para operações anfíbias, o Guarani representa um verdadeiro salto na capacidade tecnológica nacional.
O projeto estimado em R$55 milhões, prevê a produção em duas versões, sendo uma para transporte de tropas, esta versão podendo receber duas opções de reparo para metralhadora ou configuração básica, e outra versão equipada com a torre UT-30 produzida pela Elbit.O projeto ja se encontra em estágio avançado de avaliação pelo EB, tendo já sido entregues 5 unidades de série para avaliação pelo CTEX no fim do ano de 2012.
O novo VBTT será capaz de ser transportado pelo futuro cargueiro da FAB, o KC-390, que vem sendo desenvolvido pela Embraer e seus parceiros.
Em breve o GBN GeoPolítica Brasil irá visitar a fábrica da IVECO e conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento deste blindado que tem despertado interesse de outras nações em sua aquisição.
Por Angelo Nicolaci - GBN GeoPolítica Brasil
0 comentários:
Postar um comentário