- Os satélites Pléiades, operados pela Astrium Services, tiraram fotos em altíssima resolução de seis estádios no Brasil
- As imagens em alta resolução podem ser baixadas aqui: ftp://ftp.astrium-geo.com/BrazilStadiums/
8 de abril de 2013 – Usando os satélites Pléiades, a Astrium, líder da indústria espacial na Europa, acabou de produzir imagens de altíssima resolução de seis estádios no Brasil. Estas imagens estão disponíveis para a imprensa de forma gratuita e em alta resolução no endereço: ftp://ftp.astrium-geo.com/BrazilStadiums/.
As imagens captadas pelos satélites Pléiades mostram seis estádios: o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o Estádio Nacional, em Brasília, o Estádio Castelão, em Fortaleza, o Arena Pernambuco, em Recife, o Arena Fonte Nova, em Salvador, e o famoso Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
|
Estádio Nacional, em Brasília (DF).
|
Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).
|
Arena Pernambuco, em Recife (PE).
|
Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
|
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
|
Estes seis estádios estão atualmente sendo reformados ou reconstruídos. O Brasil também está construindo seis estádios totalmente novos, que serão fotografados pelos satélites Pléiades. As imagens vão fornecer um acompanhamento mês a mês, via GO Monitor, incluindo o local de construção do futuro Estádio Arena São Paulo.
GO Monitor é um serviço de monitoramento civil via satélite oferecido pela Astrium Services e projetado para monitorar mudanças em locais (por exemplo, um local de construção com uma superestrutura). A capacidade de revisita dos satélites Pléiades e SPOT 6 permite aos especialistas de interpretação do Go Monitor da Astrium Services (geólogos, intérpretes de movimento de superfície, especialistas offshore, etc) enviar imagens analisadas de forma rápida e regular, por meio de alertas de e-mails automáticos e um site seguro acessível 24 horas por dia todos os dias
Os Pléiades 1A e 1B são os primeiros satélites de observação da Terra de altíssima resolução da Europa, e estão posicionados 180° separadamente em uma mesma órbita heliosíncrona quase polar, a uma altitude de 695 km. Eles oferecem um desempenho excepcional no mercado civil: uma resolução de 50 cm, uma largura de cobertura de 20 km e uma excelente flexibilidade (rápida pontaria), permitindo múltiplos modos de aquisição de imagens (estéreo, mosaico, corredor, alvo). Graças à sua capacidade incomparável de produzir 900 imagens por dia, eles também oferecem grandes vantagens operacionais aos usuários.
A constelação SPOT 6 e SPOT 7 vai operar juntamente com os Pléiades e vai oferecer dados de 1,5 metros de resolução com uma largura de imagem maior (60 km) para o mapeamento de áreas muito extensas. As constelações Pléiades (1A e 1B) e SPOT 6 e 7 ficarão estacionadas em pontos eqüidistantes na mesma órbita em torno da Terra, tornando a Astrium Services a primeira operadora no mundo capaz de oferecer uma gama completa de dados de observação da Terra em diferentes resoluções (de média a altíssima resolução). Isso significa que um determinado ponto em qualquer lugar do mundo agora estará visível em alta e altíssima resolução diariamente.
Fonte: Astrium
0 comentários:
Postar um comentário