Durante a última edição da LAAD, o Exército Brasileiro anunciou a aquisição de 34 unidades do sistema antiaéreo Gepard 1A2 oriundos da Alemanha. A aquisição não contempla veículos novos, mas 34 unidades completamente modernizadas e repotencializadas, sendo a versão mais moderna do blindado em operação hoje.
Foto: Angelo Nicolaci - GBN-GeoPolítica Brasil |
O Gepard 1A2 possui a mesma plataforma do blindado Leopard 1A5 hoje em operação no Exército Brasileiro, durante a conversa que nosso editor teve com um dos representantes da KMW foi possível obter algumas informações sobre o processo de modernização que o veículo passou, dentre os sistemas atualizados constam um novo radar de detecção aérea e sistema de acompanhamento de alvos, além da modernização dos canhões e implantação de novo sistema de comunicação, onde as unidades brasileiras ainda receberão mísseis antiaéreos integrados a torre de canhões oferecendo um maior poder de fogo ao blindado.
Segundo a KMW o Gepard 1A2 pode detectar e acompanhar um alvo a cerca de 20km, porém o disparo só é feito apartir de 15km, com um teto de 3km de altitude. O sistema é capaz de neutralizar VANT's, Mísseis de Cruzeiro e aeronaves de asa fixa e rotativas, utilizando seus canhões 35mm.
O pacote de aquisição incluí não apenas a compra de 35 veículos, mas um extenso pacote de assistência técnica e adestramento, incluindo a transferência de tecnologia para produção nacional da munição especial utilizada pelo Gepard.
Em breve iremos publicar uma matéria mais detalhada sobre esse novo sistema adquirido pelo Exército Brasileiro.
GBN - GeoPolítica Brasil
Sabe qual serão os mísseis Angelo? Abraço
ResponderExcluirUma boa bosta que compraram !!!!
ResponderExcluirFoi comentado que os Gepard devem receber o Igla, quanto a compra acredito que na categoria deste é uma boa compra, lembrando que a plataforma é a mesma dos leopard 1A5 em operação no EB
ResponderExcluir