Após a análise crítica do projeto (em Inglês, CDR), foi confirmado na última sexta-feira que dois protótipos do KC-390 vão ser construídos no segundo semestre de 2014, mantendo assim o cronograma original. De acordo com o Tenente Brigadeiro Ar Eduardo de Moura Azevedo Aprigio, a data pode ser considerada histórica. A conclusão da fase CDR é muito importante. Os detalhes executados consolidam todos os requisitos da aeronave. "Mais do que um passo é um salto, e representa um ponto de guinada no projeto, deixando a fase de desenho para iniciar a produção dos protótipos que vão demonstrar as capacidades deste avião."
De acordo com o presidente da Embraer Segurança & Defesa, Luiz Carlos Aguiar, existem poucas experiências de projetos de desenvolvimento no Brasil com um nível semelhante de tecnologia e complexidade. "Para a indústria de aviação é um marco. Está mudando o nível do ponto de vista tecnológico", disse ele. Para ele, o fortalecimento da indústria nacional tem um impacto direto sobre o reforço da FAB. "Possuir ao lado da Força Aérea uma indústria que possa produzir e exportar esta tecnologia, aumentando o nível de representação em todo o mundo", explica.
"Este é um marco importante do programa e estamos muito orgulhosos com o resultado de nossos esforços para demonstrar a maturidade da proposta da FAB", disse Gastão Paulo Silva, Diretor de Programas da Embraer KC-390. "Estamos confiantes de que o KC-390 vai se tornar outro grande sucesso pela combinação comprovada de requisitos bem definidos para a FAB e as soluções desenvolvidas pela Embraer. "
O KC-390 é visa substituir o C-130, operado por esquadrões do Grupo de Transporte e do Grupo de Transporte de tropas, ambas sediadas no Rio de Janeiro e operam na região amazônica. O projeto é estratégico, não só por garantir uma maior mobilidade, mas também para fortalecer o desenvolvimento da indústria nacional de defesa. Para o chefe do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR) Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, a nova aeronave é perfeitamente adequada para a realidade de um país continental. "Da Amazônia à Região Sul, o Brasil precisa de um avião com capacidade, operando com grande autonomia e de tecnologia integrada".
O vôo simulado, por exemplo, levou cinco anos de desenvolvimento tecnológico da Embraer, bem como trabalho específico sobre o KC-390 para alcançar a integração de todos os sistemas que irão receber a aeronave. Agora, os profissionais podem usar modelos reais desses sistemas e componentes para avaliar o seu comportamento e suas interações. O simulador pode ainda avaliar como a informação é apresentada ao piloto.
Um dos elementos que fazem o KC-390 uma aeronave moderna é seu sistema de voo fly by wire, que torna a aeronave mais fácil de pilotar e sua suíte aviônica.
"Não há mais cabos, molas e barras para transferir os movimentos do piloto ás superfícies de controle da aeronave. Todas as informações são processadas em computadores que enviam os comandos diretamente para os atuadores dessas superfícies", diz gerente de projeto. O novo sistema reduz a carga de trabalho do piloto, permitindo-lhe aumentar a sua concentração no cumprimento de sua missão , tornando os comandos mais precisos e confiáveis.
De acordo com o presidente da Embraer Segurança & Defesa, Luiz Carlos Aguiar, existem poucas experiências de projetos de desenvolvimento no Brasil com um nível semelhante de tecnologia e complexidade. "Para a indústria de aviação é um marco. Está mudando o nível do ponto de vista tecnológico", disse ele. Para ele, o fortalecimento da indústria nacional tem um impacto direto sobre o reforço da FAB. "Possuir ao lado da Força Aérea uma indústria que possa produzir e exportar esta tecnologia, aumentando o nível de representação em todo o mundo", explica.
"Este é um marco importante do programa e estamos muito orgulhosos com o resultado de nossos esforços para demonstrar a maturidade da proposta da FAB", disse Gastão Paulo Silva, Diretor de Programas da Embraer KC-390. "Estamos confiantes de que o KC-390 vai se tornar outro grande sucesso pela combinação comprovada de requisitos bem definidos para a FAB e as soluções desenvolvidas pela Embraer. "
O KC-390 é visa substituir o C-130, operado por esquadrões do Grupo de Transporte e do Grupo de Transporte de tropas, ambas sediadas no Rio de Janeiro e operam na região amazônica. O projeto é estratégico, não só por garantir uma maior mobilidade, mas também para fortalecer o desenvolvimento da indústria nacional de defesa. Para o chefe do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR) Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, a nova aeronave é perfeitamente adequada para a realidade de um país continental. "Da Amazônia à Região Sul, o Brasil precisa de um avião com capacidade, operando com grande autonomia e de tecnologia integrada".
O vôo simulado, por exemplo, levou cinco anos de desenvolvimento tecnológico da Embraer, bem como trabalho específico sobre o KC-390 para alcançar a integração de todos os sistemas que irão receber a aeronave. Agora, os profissionais podem usar modelos reais desses sistemas e componentes para avaliar o seu comportamento e suas interações. O simulador pode ainda avaliar como a informação é apresentada ao piloto.
Um dos elementos que fazem o KC-390 uma aeronave moderna é seu sistema de voo fly by wire, que torna a aeronave mais fácil de pilotar e sua suíte aviônica.
"Não há mais cabos, molas e barras para transferir os movimentos do piloto ás superfícies de controle da aeronave. Todas as informações são processadas em computadores que enviam os comandos diretamente para os atuadores dessas superfícies", diz gerente de projeto. O novo sistema reduz a carga de trabalho do piloto, permitindo-lhe aumentar a sua concentração no cumprimento de sua missão , tornando os comandos mais precisos e confiáveis.
A Embraer irá se pronunciar durante a LAAD 2013, onde deve apresentar novidades sobre o projeto do KC-390 além dos seus demais produtos, e nós do GBN-GeoPolítica Brasil estaremos lá na cobertura do maior evento do setor de Defesa da América Latina, fique conosco e acompanhe todas as novidades que serão apresentadas durante a LAAD 2013.
Fonte: GBN-GeoPolítica Brasil com agências de notícias.
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