Nesta manhã tropas de choque e vários policiais militares tomaram posição no entorno do antigo museu do índio, onde grupos indígenas reinvindicavam que o local fosse mantido. A Avenida Radial Oeste teve seu fluxo parcialmente interrompido nesta manhã nas faixas sentido centro, o que gerou um enorme engarrafamento e um nó no trânsito da região, uma vez que na parte da manhã milhares de pessoas usam a via em direção ao centro do Rio.
O casarão construído em 1866 abrigou o museu do índio entre 1953 e 1978, hoje o prédio encontra-se abandonado e em ruínas, onde foi ocupado em 2006 por alguns indígenas que ali estabeleceram suas tribos.
Com o advento da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, o Maracanã passa por intensas mudanças e reformas em todo entorno do Estádio de futebol, onde haviam planos do governo de derrubar o casarão para construção de um imenso estacionamento. Esta decisão do governo gerou manifestações dos grupos indígenas e de pessoas que apoiam o movimento indígena, levando a decisão para negociação.
O governo do Estado ofereceu outras áreas para as tribos se alocarem, e ofereceu garantias de que não seria demolido o prédio, mas não deu garantias quanto a utilização do espaço para promoção da cultura indigena.
É um crime contra a cultura brasileira e um desrespeito aos povos indígenas, uma vez que por centenas de anos nosso governo pouco fez em relação a preservação da cultura dos povos indígenas que habitavam e habitam nosso país. É uma questão muito crítica e divergente, onde de um lado o governo cria imensas reservas indígenas para pequenos grupos indígenas remanescentes em áreas de interesse estratégico nacional, e de outro lado, o governo se omite e apaga o potencial de divulgação das culturas destes povos em centros de referencia e museus em áreas que podem enriquecer o conhecimento público das origens dos povos brasileiros.
O GBN GeoPolítica Brasil apoia o movimentos que visam fortalecer os laços culturais de nosso povo, a preservação de nossa história e principalmente fazer com que essa história tão rica chegue a nossos jovens e cidadãos, para ampliar a visão sobre nossa riqueza cultura e valorizar o nacional, dar ao nosso povo a oportunidade de se orgulhar da imensa diversidade étnica do povo brasileiro, contribuindo para a integração e a socialização do individuo de nossa sociedade.
Por: Angelo D. Nicolaci - Editor GBN-GeoPolítica Brasil
0 comentários:
Postar um comentário