O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quinta-feira que o país "arrasará Tel Aviv até os seus alicerces" se Israel atacar o Irã, em um discurso feito na cidade de Mashhad por ocasião do Ano-Novo persa, informou a televisão oficial em inglês do país árabe, PressTV.
"Por vezes, as autoridades do regime sionista [Israel] ameaçam lançar uma invasão militar. Mas eles mesmos sabem que, se cometerem o menor erro, a República Islâmica irá arrasar Tel Aviv e Haifa", afirmou.
Israel já ameaçou lançar operações militares contra o Irã para pôr fim às atividades nucleares do país persa que, afirma, possuem como fim obter uma bomba atômica. Teerã nega, e diz que o programa possui apenas fins civis, como a geração de energia.
O discurso de Khamenei coincide ainda com a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, a Israel e territórios palestinos.
No discurso, que foi televisionado, o aiatolá acusou as sanções impostas pelos EUA, pela UE (União Europeia) e pela ONU (Organização das Nações Unidas) de visarem "acabar" com o país. "O que houve no ano passado, temos de aprender uma lição", afirmou. "Essa nação vibrante nunca será colocada de joelhos."
Khamenei também voltou a afirmar que o Irã possui o direito de enriquecer urânio.
O diálogo entre o Irã e o chamado P5+1 (os membros do Conselho de Segurança da ONU, EUA, China, Reino Unido, Rússia e França, mais a Alemanha) deverá ser retomado no começo do mês que vem.
"Não estou otimista com relação a essas negociações. Por quê? Porque nossas experiências passadas mostram que dialogar com autoridades americanas não significam sentarmos e buscarmos uma solução lógica... O que significam é sentarmos e falarmos até que o Irã aceite o ponto de vista deles", disse o aiatolá.
Fonte: Folha
0 comentários:
Postar um comentário