O evento que completa dez anos em 2013, engloba debates sobre gás não-convencional, planejamento energético brasileiro e integração energética da América Latina
Em sua edição de 10 anos, o Gas Summit Latin America terá como um de seus keynote speakers Ashley C. Brown, diretor-executivo do Grupo de Política de Eletricidade da John F. Kennedy School of Government da Universidade de Harvard. Além do especialista norte-americano, foram convidados para a edição comemorativa do evento - que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 15 de maio - representantes de empresas de gás e do setor público da Argentina, Uruguai, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Chile e México, além do Brasil.
Ashley C. Brown é conselheiro do escritório de advocacia Dewey & LeBoeuf LLP e já aconselhou governos de diversos países em questões de infraestrutura regulatória, entre eles Brasil, Argentina, Rússia e Índia. No Gas Summit Latin America 2013 ele palestrará sobre possibilidades e desafios nas estruturas, regras, regulações e operações nos mercados de gás latino-americanos, bem como a busca por preços equilibrados em bases sustentáveis e como é possível remover barreiras no mercado.
Além de aspectos regulatórios do gás natural, a edição deste ano focará especialmente na evolução do gás não-convencional como alternativa para aumentar a oferta e evitar a crise energética - como vinha sendo especulado no início do ano devido aos baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras. Entre os assuntos que serão discutidos estão problemas técnicos e ambientais de shale e tight gas, e a evolução da exploração e produção no Brasil e em outros países da região.
Outros temas que estarão em pauta são investimentos em infraestrutura, papel estratégico do GNL, resultados da Lei do Gás quatro anos após sua implementação, evolução dos planos para expansão da malha de gasodutos e a necessidade de abastecimento das termelétricas sem desabastecer a indústria. Em relação à América Latina, o tema principal será a integração energética e comercial entre os países, enquanto as melhores práticas em contratos internacionais para fornecimento de gás serão estudadas em um workshop.
A 10a. edição do Gas Summit Latin America é uma iniciativa da IBC, empresa do Informa Group, com o apoio de várias entidades do setor. A programação completa do evento pode ser obtida no site www.informagroup.com.br/gassummit e na central de atendimento, pelo telefone 11-3017-6808.
O GeoPolítica Brasil em mais parceria com o IBC, trás a você leitor mais uma vez informações sobre este importante evento, o qual estaremos presentes realizando sua cobertura. Contate o Informagroup e se inscreva e participe.
Fonte: GeoPolítica Brasil com IBC
0 comentários:
Postar um comentário