segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FX-2, uma necessidade adiada


Mais uma vez o governo brasileiro adia a definição do mais importante programa de reaparelhamento de nossas Forças Armadas. O ministro da defesa Celso Amorin divulgou que a definição do novo caça da FAB será adiada para o fim do ano, como resultado da instabilidade econômica mundial.
É preocupante e frustrante ver mais uma vez o distanciamento da modernização de nossa frota de caças, uma vez que trata-se da espinha dorsal da defesa aérea de nosso país. Tendo sido relegado por mais de 16 anos á segundo plano, a FAB tem feito o máximo para manter-se capaz de prover defesa aérea ao nosso país com os meios que tem. Para tanto tem realizado a modernização de seus caças F-5 pela Embraer para prolongar sua vida útil e torná-los capaz de contrapor as ameaças da moderna arena de batalha aérea, sabendo porém que mesmo após tal modernização, ainda não irão dispor da capacidade necessária para contrapor as ameaças que podem surgir no horizonte. Nós dispomos ainda de caças Mirage 2000 e dos AMX A-1 que passam por uma extensa modernização que irá trazê-los novamente ao "estado da arte".
Sob a antiga desculpa de que não possuímos inimigos imediatos, nem tão pouco estamos situados em uma área global instável, o governo tem deixado de lado as capacidades necessárias as nossas forças Armadas de defender nosso vasto território. Esquecendo porém que o atual cenário geoestratégico é imprevisível á médio prazo, e o reequipamento e preparação de defesas no caso de um conflito requer tempo e planejamento, algo que não possuiremos, uma vez que dependemos e muito de tecnologias estrangeiras para dispor de defesas modernas e capacidades de garantir nossa soberania.
Assim como o FX-2 outros importantes programas de defesa tem sido adiados ou mesmo cancelados, cabe a nossa sociedade abrir os olhos para esta questão, uma vez que nosso país emerge em um mundo instável economicamente e os olhos do mundo recaem sobre nossas reservas energéticas e naturais.

Por: Angelo Nicolaci - Editor do GeoPolítica Brasil
Share this article :

2 comentários:

  1. Boa meu amigo Angelo, é um absurdo o descaso de nosso governo.

    Agora parabéns por retomar o blog, estava achando que tinha desistido, e o seu blog esta na minha lista como o melhor sobre os assuntos que me interessam, continue firme com seu projeto amigo, deus é contigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O dinheiro do F-X2 está sendo investido na verdadeira prioridade do MinDef que é o cargueiro KC-390. Este avião cargueiro militar é 100% brasileiro, e tem um forte potencial de exportação, o que não se pode dizer do F-X2, qualquer que seja o modelo escolhido.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger