Após um longo processo de avaliações e várias informações que aparentemente desqualificavam o Gripen na disputa para substituir os F-5 suiços, o pequeno notável suéco vence a disputa.
O anuncio foi feito após a grande repercussão de relatórios de avaliação vazados, nos quais o caça escolhido não teria atingido os requisitos de desempenho da Força Aérea Suíça, ficando atrás dos outros dois competidores ( Dassault Rafale e o Typhoon do consórcio Eurofighter) e também dos atuais F/A-18 Hornet suíços.
O chefe do Departamento de Defesa, Ueli Maurer, deu explicações sobre a escolha do Gripen, citando que os relatórios que vazaram são referentes á uma avaliação realizada em 2008 sobre o modelo C/D, porém a aeronave selecionada da versão E/F atende satisfatóriamente aos requisitas daquela nação.
A escolha não significa porém que o processo esta concluído, uma vez que agora passa para a fase de avaliação política, onde só após a conclusão dos trabalhos por parte do governo federal e parlamento, só então será assinado o contrato para o fornecimento das aeronaves aquele país. segundo anunciado, a assinatura da compra deve ser por volta de junho.
O Gripen NG é um dos finalistas do programa de reaparelhamento da FAB, o FX-2, o governo brasileiro ainda não se pronunciou sobre a escolha da nova aeronave da Força Aérea Brasileira, onde se especula que recaia sobre o caça francês Dassault Rafale. Não significando porém que o pequeno notável suéco esteja fora do páreo, uma vez que a SAAB tem feito um vasto investimento no Brasil afim de demonstrar seu comprometimento com os requisitos de transferencia de tecnologia.
Fonte: GeoPolítica Brasil - O poder do conhecimento em suas mãos
0 comentários:
Postar um comentário