As Forças Russas encerraram as negociações com a italiana IVECO e celebraram um contrato para o fornecimento de 300 unidades do Tigre-M nos próximos três anos. Este ano já foram entregues 30 unidades, com a previsão de entrega de mais 70 veículos até o fim deste ano.
O blindado russo despertou o interesse das autoridades de segurança pública no Brasil, onde o Tigre foi extensamente testado e aprovado nas baterias de avaliação realizadas pelo BOPE-RJ, tropa de elite da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, onde é tido como um dos favoritos na concorrência para o fornecimento de viaturas blindadas para a força policial.
nosso editor acompanhou de perto a avaliação do BOPE |
Um fato desconhecido e ainda não veículado à mídia, diz respeito ao interesse e avaliação do Tigre-M pelo governo Líbio de Muamar Kadafi antes do levante que resultou em sua deposição e morte.
Em fevereiro, Seif Al Islam Kadafi, filho do Cel. Kadafi, esteve em uma visita secreta aos campos de prova da empresa russa para avaliar o blindado russo, onde estava em curso a negociação para a aquisição deste veículo para equipar as tropas de elite do exército líbio que estavam encarregados de garantir a segurança do governante líbio.
Seif Al Islam Kadafi avaliando o veículo russo |
O contrato em questão previa o fornecimento de 100 veículos Tigre-M, equipados com blindagem de Nível 6, capazes de resistir a disparos de 7,62mm com cabeça de aço e explosivos de 6Kg. Deste total 40 veículos seriam destinados a proteção pessoal de Kadafi e seus filhos, outros 60 equipariam as forças especiais sob comando de Khamis Kadafi .
O primeiro lote tinha entrega prevista para abril de 2011, porém as sanções impostas ao regime líbio pela ONU impediu o recebimento destes veículos pelas forças líbias.
Esta materia exclusiva foi enviada por nosso correspondente especial na Rússia Rustam Bogaudinov, que fornece este furo de materia ao GeoPolítica Brasil e seu parceiro Plano Brasil.
Angelo D. Nicolaci
GeoPolítica Brasil
0 comentários:
Postar um comentário