foto: Angelo D. Nicolaci |
A demanda é maior do que o aumento final, pois o número considera aeronaves que serão substituídas.
A demanda brasileira representa um movimento de US$ 82 bilhões - sétimo maior mercado do mundo para novos aviões.
Globalmente, a demanda até 2030 será de 27,9 mil aeronaves, no valor de US$ 3,5 trilhões. Somente os EUA devem encomendar 5.390 aeronaves. A estimativa considera uma demanda mundial de 4,8% ao ano até 2030.
"O Brasil deixou de ser somente um país que joga futebol e passou a ser um ator importante na economia global", disse o vice-presidente para América Latina e Caribe da Airbus, Rafael Alonso.
Segundo dados da Airbus, devido ao crescimento da última década, que fez o mercado brasileiro mais do que duplicar de tamanho, o país conquistou a posição de quarto maior mercado do mundo no setor aéreo.
Ocupa essa posição tanto em termos de oferta geral de assentos como pelo tamanho de seu mercado doméstico.
Da previsão total de demanda, 501 são aeronaves de corredor único, 174 de dois corredores e 26 se referem a aeronaves de grande porte, como o A380 e o 747-400 da Boeing.
A América Latina é a única região do mundo que ainda não recebe voos operados com o A380, jato com capacidade para mais de 500 passageiros.
Fonte: Folha
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