Este ano foi lançado com fins
comerciais e de aperfeiçoamento tecnológico o primeiro VANT (Veículo
Aéreo Não Tripulado) elétrico produzido com tecnologia 100% brasileira. A
empresa AGX Tecnologia, com sede em São Carlos, em parceria com a
empresa Aeroalcool, fabricou o Tiriba 2, o VANT mais barato do Brasil. A
aeronave mais básica custa R$ 30 mil, e dependendo de como for
incrementada com equipamentos acessórios (câmeras, sensores, antenas e
etc) pode chegar a R$ 100 mil.
A produção do Tiriba 2 atende ao mercado
nacional e internacional. As exportações devem começar no início do
próximo ano. O que mais chama a atenção nesse VANT é a possibilidade de
ser empregado para diversas finalidades: defesa civil, agricultura e
meio ambiente.
Na agricultura, o Tiriba 2 pode auxiliar
no levantamento de pragas, na qualificação e quantificação da cultura e
no acompanhamento da lavoura. Na área ambiental, o VANT pode mapear e
quantificar Áreas de Preservação Permanente (APPs), ajudando a traçar
planos para a sua conservação, além de detectar focos de desmatamento e
incêndio.
A alta capacidade da aeronave em
realizar levantamentos aereofotogramétricos e tirar fotografias em alta
resolução permitirá o maior controle sobre a imagem obtida. Ao se
analisar dados como dimensão, posicionamento e ângulo será possível
compor mosaicos fotográficos que poderão auxiliar em levantamentos
topográficos, além da medição e quantificação de dados.
“O custo de operação do Tiriba é zero.
Basta carregar a bateria. É uma aeronave revolucionária que tem custo de
manutenção também muito baixo”, afirma Adriano Kancelkis, diretor da
AGX. O Tiriba é leve e portátil, e deve ser lançado manualmente, sem a
necessidade de pista de pouso e decolagem.
Para o diretor da AGX, o mercado
nacional ainda não decolou para os VANTs por falta de divulgação dessa
tecnologia. “O VANT ainda é uma tecnologia muito nova. Eu comparo o VANT
com o MP3. O MP3 revolucionou a indústria fonográfica e o VANT irá
revolucionar o mercado de sensoriamento aéreo. É questão de tempo e de
divulgação”, observa Kancelkis.
Com quase três metros de asa e cerca de
um metro e meio de comprimento, o VANT pode embarcar câmeras
fotográficas de alta definição, sensores, além de câmeras de vídeo
convencionais com transmissão em tempo real em uma distância de até 12
km. Dados como telemetria da aeronave, velocidade e posicionamento
também são obtidos. O Tiriba 2 ainda conta com uma estação de solo que
recebe os dados e imagens transmitidos pelo avião.
Fonte: 360 Graus Via Notimp
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