Marcando o pioneirismo no Brasil, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, lança um programa moderno e inovador com vistas a agilizar o atendimento ás ocorrências e a sua conclusão.
O Programa DEDIC, ou Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão, é uma nova ferramenta que esta sendo implantando em várias delegacias no Estado do Rio de Janeiro, sendo um programa pioneiro e que traz ao cidadão facilidades para registrar ocorrências.
Durante a InterSeg 2011, nós do GeoPolítica Brasil tivemos a honra de conhecer este programa inovador e assistir a apresentação do mesmo pela Chefe da Polícia Civil, Delegada Martha Rocha.
De acordo com o que pudemos conferir, este novo programa tem por objetivo atender a população em domicilio, ou seja, após a ligação a delegacia perto de seu domicilio ou ainda acessar ao site da delegacia a pessoa pode agendar uma hora com os agentes de polícia em sua residência, ou ainda agendar horário para ser atendido na delegacia, com isso reduzindo o tempo de espera e reduzindo o gargalo nas investigações. Na opção de agendamento de visita de agentes de polícia á residência do cidadão, uma equipe se dirige em carro não caracterizado e de forma discreta a residência do solicitante em questão, afim de registrar no ato a ocorrência, em alguns casos já tratando o caso e solucionando de acordo com o ocorrido.
Como o DEDIC é um programa piloto, esta implantado em algumas delegacias que possuem um efetivo reforçado afim de atender a demanda, além de possuir um melhor suporte em sua infraestrutura e meios físicos e digitais.
O Programa DEDIC se mostra uma ferramenta eficiente e moderna necessária aos novos tempos, um expoente de vanguarda tecnológica e nos processos investigativos que estão levando a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro á um novo patamar, comparável aos serviços desenvolvidos nos orgão de polícia dos países mais avançados.
O programa tem um enorme potêncial, apesar de hoje exibir algumas limitações, como exemplo, só algumas delegacias estão operando neste programa, estando ainda em avaliação a extensão desta rede para as demais delegacias do Estado. Este processo será lento, pois envolve a ampliação do quadro de recursos humanos e adaptação á infraestrutura das delegacias para receber o programa.
Em breve o GeoPolítica irá apresentar uma materia especial trazendo mais detalhes sobre este programa revolucionário que deverá cobrir todas as delegacias do Estado e servir de modelo para as demais unidades da federação.
Angelo D. Nicolaci
Editor
GeoPolítica Brasil
Seria uma ferramenta revolucionária, se funcionasse!
ResponderExcluir