quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Para explorar pré-sal, Petrobras quer estimular indústria naval


Para vencer a distância do pré-sal - 300 quilômetros da costa brasileira - e otimizar a produção nacional, a Petrobras quer investir em logística. E o transporte aéreo e marítimo (embarcações de apoio) estão no foco da questão. Atualmente, a estatal conta com uma frota de 94 helicópteros, a maior parte de médio porte, para transportar 850 mil funcionários por ano entre as plataformas e o continente. A meta é transportar 1,4 milhão em 2020 por meio de 120 helicópteros, sendo metade da frota de grande porte.

"Por mês transportamos 75 mil pessoas entre o continente e as plataformas e 100% desse transbordo é feito de helicóptero, que é o meio mais eficiente", afirmou Ricardo Albuquerque, gerente-geral de logística de exploração e produção da Petrobras. "A demanda de transporte de carga e de apoio também é grande. Temos um excelente desafio pela frente", disse.

Albuquerque apresentou os planos da companhia durante a palestra que ministrou nesta quarta-feira (3) na abertura da Navalshore - feira de negócios da indústria naval -, no Rio de Janeiro. Ao falar sobre a logística da estatal para o transporte de longas distâncias, ele adiantou que em 2016 a compahia já estará transportando 1,3 milhão de funcionários por ano.

Embora reconheça que o helicóptero seja um veículo com limitação de alcance, o gerente de logística da estatal garantiu que a aeronave ainda é o meio mais eficaz e seguro. "Temos estudos para desenvolver lanchas mais velozes que as existentes hoje para fazer esse transporte. Mas é preciso ter um equipamento capaz de enfrentar as adversidades do mar e, no momento, não temos essa tecnologia", afirmou.

Como consequência das ações da companhia para otimizar a logística do pré-sal, a Petrobras também investe em aeroportos. De acordo com Ricardo Albuquerque, a empresa planeja dar inicio em 2014 à operação do aeroporto de São Tomé, no Rio de Janeiro. O espaço é privado, foi contruído pela própria estatal e tem capacidade para 750 mil passageiros por ano. Em 2016 a empresa prevê a abertura de outro aeroporto no Estado, em Itaguaí, no sul fluminense, e do aeroporto de Ubu, no Espírito Santo; em 2017, o aeroporto de Guarujá, próximo à região de Santos (SP), está nos planos. Os projetos ainda incluem a duplicação do aeroporto de Cabo Frio (RJ), até 2016, que atualmente tem capacidade anual para 120 pessoas.

Frota marítima

Ampliar a frota marítima também está no planejamento logístico da Petrobras, que hoje conta com 302 embarcações. O objetivo é crescer, até 2020, "para ter 450 ou 500" embarcações no total. "Queremos que essa ampliação seja feita com 146 embarcações de grande porte e 50 de menor porte", disse o gerente-geral de logística da empresa. "Estou falando de embarcações de apoio marítimo e não de frota para transportar petróleo. São navios que deverão apoiar sondas de perfuração e plataformas de produção", explicou, acrescentando que a ideia é ter a maioria das embarcações de bandeira nacional.

A reboque do aumento a frota marítima, Ricardo Albuquerque também anunciou estudos para a construção de novos portos no País. A meta é inaugurar até 2016 um porto em Ubu (ES); até 2017 no Guarujá; e até 2018, provavelmente, em Itaguaí.

Outra meta é garantir um sistema de rastreabilidade de cargas. "Queremos ter controle do que acontece com uma carga desde a saída do armazém até a entrega nas plataformas. Com esse sistema, quem pedir a carga poderá fiscalizar todo o seu transporte. Hoje em dia, essa aferição é feita fisicamente por funcionários da empresa e apenas em algumas partes do trajeto", falou. Segundo Albuquerque, a licitação para esse projeto deverá ser anunciada até o início de 2012.

De olho em profissionais capacitados

O gerente-geral de logística da Petrobras afirmou, porém, que o maior desafio da companhia é encontrar mão-de-obra qualificada para trabalhar no setor. "Nossas primeiras prioridades são: capacitação, capacitação e capacitação. O recurso mais escasso que temos hoje é pessoal", concluiu.

Fonte: Último Segundo
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