Nesta quinta-feira (04) foi realizada no Museu Aeroespacial a solenidade de incorporação ao acervo da instituição as aeronaves A-29 Super Tucano (protótipo ALX), VU-9 Xingu e F-103DBR pilotado por Ayrton Senna. O editor do GeoPolítica Brasil como sócio da AMAERO e amante da aviação, prestigiou o evento que contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, dentre eles o Ten. Brig. Ar Carlos de Almeida Baptista, ex-Comandante da Aeronáutica. O Diretor Superintendente do Instituto Embraer, Pedro Ferraz, e a Assessora de Gestão Corporativa e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna, Naira Collaneri, representaram as organizações civis homenagadas no evento, ainda estiveram presentes a Cel-PM Katia, comandante da Academia da Polícia Militar, Jean-Claude Moyret, Consul Geral da França dentre outras autoridades.
Após abertura da cerimônia com o entoar do Hino Nacional Brasileiro, presidiu a cerimônia o diretor do MUSAL Brig. Marcio Bhering Cardoso, que proferiu um breve discurso de agradecimento saudando a incorporação de tais aeronaves de valor incalculável e congratulando as pessoas e instituições envolvidas.
O Diretor do Instituto Embraer, Pedro Ferraz, discursou abordando o comprometimento da Embraer com a memória de nossa aviação, citando outras aeronaves transferidas ao acervo do MUSAL pela empresa pioneira na fabricação de aeronaves no Brasil e que hoje é orgulho nacional, figurando entre as três maiores fabricantes no mundo. Após este, houve a homenagem ao piloto Ayrton Senna, maior expoente do automobilismo brasileiro que agora estará imortalizado em nosso Museu Aerospacial, onde agora conta em nosso acervo a aeronave voada pelo piloto quando de sua visita a Base Aérea de Anápolis em março de 1989.
O Ten.Cel-Av Alberto de Paiva Cortes a época CMT do 1º GDA, relembrou os momentos que antecederam a visita de Senna a base e como foi voar com Senna, narrou com riqueza de detalhes como foi a aventura de nosso saudoso Ayrton Senna no cockpit do Mirage III. Foi um dos pontos mais emocionantes da cerimônia.
Nós do GeoPolítica Brasil, em especial seu editor que aqui vos fala, sente-se orgulhoso pelo trabalho efetuado pela equipe do Museu Aerospacial do Rio de Janeiro para preservar e manter viva a memória de nossa aviação com tão rico acervo, algo que não seria tão fácil sem a ajuda da AMAERO (Amigos do Museu Aerospacial) instituição que através de seu voluntariado procura auxiliar a diretoria do MUSAL com a contribuição não só financeira, mas principalmente com a participação ativa na operação do museu e a captação de recursos fundamentais para se manter este que é o mais rico acervo de aviação do mundo, por possuir em seu acervo aeronaves originais e muitas das quais únicas no mundo.
O GeoPolítica Brasil aproveita aqui para homenagear toda a equipe do MUSAL e da AMAERO, e aqui faz o convite a você leitor que venha conhecer nossa história e participar de nossa luta para preservar nosso acervo.
O Museu Aerospacial fica localizado na Avenida Marechal Fontenelle 2000, Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro - RJ. A visitação esta aberta de 3ª a 6ª feira, das 9h às 15h. Sábado, domingo e feriado, das 9h30min às 16h. Entrada Franca.
Angelo D. Nicolaci
Editor - GeoPolítica Brasil
Angelo fantástica cobertura, eu estava procurando algo sobre o musal na net e encontrei aqui seu blog, parabéns você acaba de ganhar um novo leitor.
ResponderExcluirGostei muito do perfil do seu blog, irei concerteza indicá-lo aos meus alunos aqui na Universidade.
Congratulações
Mauro Sergio
Bacana mesmo Parabens...
ResponderExcluirGostei da notícia, depois vou levar meus filhos pra conhecer o Musal. Eu não sabia que o Musal tinha um super tucano no acervo.
ResponderExcluirAngelo posso sugerir uma materia especial sobre o acervo do Musal?
Obrigado e parabens pelo trabalho.
Alex