domingo, 7 de agosto de 2011

Governo da Somália declara vitória sobre rebelião islâmica


O presidente da Somália, Sheikh Sharif Ahmed, disse neste sábado que seus militares derrotaram rebeldes islâmicos que lutavam para depor seu governo, que tem apoio ocidental, depois que o grupo Al Shabaab começou a retirar combatentes da capital Mogadíscio.

Rejeitando a alegação de Ahmed de ter esmagado a insurgência de quatro anos do Al Shabaab, o porta-voz dos insurgentes, Sheikh Ali Mohamud Rage, disse que seu recuo foi somente tático e que mantém suas posições em outros locais do anárquico país.

Uma força de paz africana de 9 mil militares e forças do governo somali vinham lutando com os militantes ao longo do ano pelo controle da devastada capital. A retirada do Al Shabaab veio na esteira de uma série de intensas disputas armadas no fim da sexta-feira.

A Somália não tem um governo central efetivo desde a queda do ditador Mohamed Siad Barre 20 anos atrás.

O recuo do Al Shabaab de Mogadíscio assinala uma aceitação de que não pode derrotar militarmente um governo mantido pela influência e pelo poder de fogo estrangeiros, mas desperta o espectro de uma escalada nas incursões no estilo da rede terrorista Al Qaeda.

Ter conquistado Mogadíscio pode ampliar a aprisionada capital governamental um pouco, mas é improvável que traga alguma paz tangível para o resto do país do conturbado Chifre da África.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger