"Nossas forças hoje exercem as suas funções no Mar do Norte, Mar Báltico, bem como ao largo da costa do Líbano, nas águas da Somália e no Oceano Índico" . É assim que o Chefe do Estado Maior da Marinha alemã, o vice-almirante Axel Schimpf, resumiu os atuais compromissos nacionais e internacionais que marinheiros alemães e seus sistemas de armas têm de viver. Schimpf fez a sua declaração por ocasião da cerimônia de corte do aço para a primeira fragata da nova classe F125, realizada em 09 de maio no estaleiro Blohm + Voss, em Hamburgo.
Em meio a cortes no orçamento e a reestruturação planejada das forças armadas alemãs, as expectativas futuras da Marinha em relação as fragatas são elevadas. Em particular, as operações internacionais de manutenção da paz e da estabilização da Bundeswehr em águas estrangeiras coloca grandes exigências sobre a Marinha, que terá que cumprir inalteradas expectativas com menos equipamentos.
Consequentemente, as fragatas da classe F125 será tripulada por 120 marinheiros, em vez dos 235 inicialmente previstos. No entanto, a Marinha alemã pretende implementar um conceito de dois tripulantes, a fim de reduzir a tensão dos trânsitos de longos e cansativos períodos. De acordo com Schimpf, este também apoiará o esforço da Marinha para tornar o serviço mais atraente para futuros candidatos, um fator importante na situação da Bundeswehr de recrutamento ainda com futuro incerto, como as Forças Armadas se preparam para a maior reestruturação de sua história.
Versátil e duradouro
Fundada pelo Grupo de Trabalho F125 (ARGE F125), um consórcio da ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) e da Lürssen Werft GmbH & Co. KG, o conceito da F125, portanto, é projetado para atender uma grande variedade de requisitos, com um mínimo de pessoal e de manutenção. A TKMS explica em um comunicado oficial: "A F125 é um tipo muito especial de embarcação, desde que foi cuidadosamente configurada para atender tanto as novas condições encontradas a nível internacional e as necessidades da Marinha alemã." Essa antecipação inclui cenários nacional, operações de defesa com aliados, manutenção da paz, iniciativas humanitárias, missões de resgate, bem como o combate ao terrorismo e a repulsão de ameaças assimétricas.
Além disso, foram concebidas de forma a que possam ser comissionadas por até dois anos sem ter que retornar ao porto, os navios cumprem a exigência da Marinha alemã de projetar força para águas estrangeiras, permitindo cumprir os seus compromissos assumidos em operações multinacionais em todo o mundo.
Depois de anos de planejamento, o ambicioso projeto foi agora literalmente trazido à vida na segunda-feira, com o toque de um botão por Reinhard Schütte, vice-presidente do Instituto Federal de Tecnologia de Defesa e Aquisições (BWB), abrindo a solda a laser e corte da chapa no estaleiro Blohm + Voss. De acordo com a TKMS, "este início pontual da produção marca o primeiro passo após a assinatura do contrato em Junho de 2007". A colocação da quilha do primeiro navio, que será batizado de "Baden-Württemberg", está programado para novembro de 2011, enquanto a sua entrega está prevista para 2016. Todos os quatro navios estão programados para se juntar à marinha alemã até Dezembro de 2018.
CONTRATOS DE APOIO Á F125
Os membros do F125 ARGE, bem como a marinha alemã, ter concedido um número de contratos, inclusive para sistemas de missão, os sistemas de auto-defesa, comunicações e outros sistemas de apoio ao F125. A seguir representam uma seleção de importantes encomendas de equipamentos para as novas fragatas.
Em um contrato de 11,6 mihões de Euros concedido pela marinha alemã em 2009 á Rheinmetall Defence para fornecimento dos canhões navais MLG 27 , incluindo dois para cada fragata F125. As armas vão reforçar as capacidades de auto-defesa dos navios e permitir que ela engaje alvos de superfície de maneira ágil em todos os tipos de cenários, como a luta contra o terrorismo e na luta contra a pirataria. O sistema, que é equipado com sensores de rastreamento do alvo all weather, é instalado sem penetrar na plataforma e pode ser operado automaticamente ou remotamente a partir de uma unidade de comando.
Além disso, em apoio das capacidades de auto-defesa dos navios, a marinha alemã solicitou junto a Rheinmetall Defence o sistema Multi Munições Softkill para o MLG 27 para cada uma das quatro novas fragatas, protegendo-os de mísseis, bem como de ameaças assimétricas em zonas costeiras.
Os sistemas de armas incluirá também mísseis AGM-84 Harpoon anti-navio, bem como um reparo naval Oto Melara 127/64 com um alcance de 30 quilômetros e um alcance previsto de mais de 100 km com munição reforçada no futuro. Além disso, o navio será dotado de até dois Eurocopter MH-90 (NFHS).
No final de 2008, a Siemens recebeu um contrato de 50 milhões Euros para equipar as quatro fragatas F125 com equipamentos de propulsão, de automação e sistemas integrados de controle. Isso inclui o sistema propulsor CODLAG ( Combinated Diesel-Electric and Gas Turbine) emprega uma propulsão combinada, motores diesel-eléctricos/turbina a gás.
Além disso, Bremen Atlas Elektronik vai equipar os navios com seu sistema de gestão de combate (CPN) e o sistema de link de dados táticos e Soluções (ADLiS). Além disso, os navios receberão um sistema de comunicação via satélite pela Astrium Services, fornecendo segurança com comunicações de banda larga sobre BW2 próxima da Alemanha e redes SATCOM com outros aliados. De acordo com a Astrium, o seu sistema SCOT 6 oferece grande flexibilidade e é capaz de realizar operações em SHF (X-Band).
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
De acordo com a ThyssenKrupp Marine Systems, as principais características dos navios da classe F125 são as seguintes:
• Comprimento: 149 m
• Largura: 18 m
• Velocidade máxima:> 26 nós
• Deslocamento: 7.000 t
• Tripulação: 190 (tripulação regular 120)
Fonte: Defense & Professionals
Tradução e Adaptação: Angelo D. Nicolaci
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