sábado, 14 de maio de 2011

Inicia produção da primeira fragata da Classe F125 alemã



"Nossas forças hoje exercem as suas funções no Mar do Norte, Mar Báltico, bem como ao largo da costa do Líbano, nas águas da Somália e no Oceano Índico" . É assim que o Chefe do Estado Maior da Marinha alemã, o vice-almirante Axel Schimpf, resumiu os atuais compromissos nacionais e internacionais que marinheiros alemães e seus sistemas de armas têm de viver. Schimpf fez a sua declaração por ocasião da cerimônia de corte do aço para a primeira fragata da nova classe F125, realizada em 09 de maio no estaleiro Blohm + Voss, em Hamburgo.

Em meio a cortes no orçamento e a reestruturação planejada das forças armadas alemãs, as expectativas futuras da Marinha em relação as fragatas são elevadas. Em particular, as operações internacionais de manutenção da paz e da estabilização da Bundeswehr em águas estrangeiras coloca grandes exigências sobre a Marinha, que terá que cumprir inalteradas expectativas com menos equipamentos.

Consequentemente, as fragatas da classe F125 será tripulada por 120 marinheiros, em vez dos 235 inicialmente previstos. No entanto, a Marinha alemã pretende implementar um conceito de dois tripulantes, a fim de reduzir a tensão dos trânsitos de longos e cansativos períodos. De acordo com Schimpf, este também apoiará o esforço da Marinha para tornar o serviço mais atraente para futuros candidatos, um fator importante na situação da Bundeswehr de recrutamento ainda com futuro incerto, como as Forças Armadas se preparam para a maior reestruturação de sua história.

Versátil e duradouro

Fundada pelo Grupo de Trabalho F125 (ARGE F125), um consórcio da ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) e da Lürssen Werft GmbH & Co. KG, o conceito da F125, portanto, é projetado para atender uma grande variedade de requisitos, com um mínimo de pessoal e de manutenção. A TKMS explica em um comunicado oficial: "A F125 é um tipo muito especial de embarcação, desde que foi cuidadosamente configurada para atender tanto as novas condições encontradas a nível internacional e as necessidades da Marinha alemã." Essa antecipação inclui cenários nacional, operações de defesa com aliados, manutenção da paz, iniciativas humanitárias, missões de resgate, bem como o combate ao terrorismo e a repulsão de ameaças assimétricas.

Além disso, foram concebidas de forma a que possam ser comissionadas por até dois anos sem ter que retornar ao porto, os navios cumprem a exigência da Marinha alemã de projetar força para águas estrangeiras, permitindo cumprir os seus compromissos assumidos em operações multinacionais em todo o mundo.

Depois de anos de planejamento, o ambicioso projeto foi agora literalmente trazido à vida na segunda-feira, com o toque de um botão por Reinhard Schütte, vice-presidente do Instituto Federal de Tecnologia de Defesa e Aquisições (BWB), abrindo a solda a laser e corte da chapa no estaleiro Blohm + Voss. De acordo com a TKMS, "este início pontual da produção marca o primeiro passo após a assinatura do contrato em Junho de 2007". A colocação da quilha do primeiro navio, que será batizado de "Baden-Württemberg", está programado para novembro de 2011, enquanto a sua entrega está prevista para 2016. Todos os quatro navios estão programados para se juntar à marinha alemã até Dezembro de 2018.

CONTRATOS DE APOIO Á F125

Os membros do F125 ARGE, bem como a marinha alemã, ter concedido um número de contratos, inclusive para sistemas de missão, os sistemas de auto-defesa, comunicações e outros sistemas de apoio ao F125. A seguir representam uma seleção de importantes encomendas de equipamentos para as novas fragatas.

Em um contrato de 11,6 mihões de Euros concedido pela marinha alemã em 2009 á Rheinmetall Defence para fornecimento dos canhões navais MLG 27 , incluindo dois para cada fragata F125. As armas vão reforçar as capacidades de auto-defesa dos navios e permitir que ela engaje alvos de superfície de maneira ágil em todos os tipos de cenários, como a luta contra o terrorismo e na luta contra a pirataria. O sistema, que é equipado com sensores de rastreamento do alvo all weather, é instalado sem penetrar na plataforma e pode ser operado automaticamente ou remotamente a partir de uma unidade de comando.

Além disso, em apoio das capacidades de auto-defesa dos navios, a marinha alemã solicitou junto a Rheinmetall Defence o sistema Multi Munições Softkill para o MLG 27 para cada uma das quatro novas fragatas, protegendo-os de mísseis, bem como de ameaças assimétricas em zonas costeiras.

Os sistemas de armas incluirá também mísseis AGM-84 Harpoon anti-navio, bem como um reparo naval Oto Melara 127/64 com um alcance de 30 quilômetros e um alcance previsto de mais de 100 km com munição reforçada no futuro. Além disso, o navio será dotado de até dois Eurocopter MH-90 (NFHS).

No final de 2008, a Siemens recebeu um contrato de 50 milhões Euros para equipar as quatro fragatas F125 com equipamentos de propulsão, de automação e sistemas integrados de controle. Isso inclui o sistema propulsor CODLAG ( Combinated Diesel-Electric and Gas Turbine) emprega uma propulsão combinada, motores diesel-eléctricos/turbina a gás.

Além disso, Bremen Atlas Elektronik vai equipar os navios com seu sistema de gestão de combate (CPN) e o sistema de link de dados táticos e Soluções (ADLiS). Além disso, os navios receberão um sistema de comunicação via satélite pela Astrium Services, fornecendo segurança com comunicações de banda larga sobre BW2 próxima da Alemanha e redes SATCOM com outros aliados. De acordo com a Astrium, o seu sistema SCOT 6 oferece grande flexibilidade e é capaz de realizar operações em SHF (X-Band).

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

De acordo com a ThyssenKrupp Marine Systems, as principais características dos navios da classe F125 são as seguintes:

• Comprimento: 149 m
• Largura: 18 m
• Velocidade máxima:> 26 nós
• Deslocamento: 7.000 t
• Tripulação: 190 (tripulação regular 120)

Fonte: Defense & Professionals
Tradução e Adaptação: Angelo D. Nicolaci
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger