Americanos saem as ruas e comemoram a morte de Obama e saboreiam a "vitória" sobre o Terrorismo que inflingiu um duro golpe aos EUA em 2001.
O pronunciamento do presidente Barack Obama pouco além das 11:30, hora local, confirmou as notícias de que tropas especiais dos EUA haviam encontrado e emboscado Osama Bin Laden. Após o anuncio uma multidão tomou as ruas comemorando a vitória ostentando bandeiras e rostos pintados, muitos choravam em memória dos mortos no atentado de 11 de setembro e sentiam um sentimento de alívio ao saber que a justiça recaiu sobre o mentor deste que foi o maior ataque terrorista da história e alterou de forma fundamental os rumos da política externa americana, além de plantar a semente do medo e a paranóia no povo americano que passou a exibir um forte sentimento xenófobo a tudo que seja ligado ao Islã ou ao mundo árabe.
Após este anuncio, o presidente Obama que se prepara para concorrer a reeleição, se vê em uma posição muito confortável, gozando de um esponêncial aumento da popularidade de seu governo.
Embora Osama tenha caído, não é momento ainda de baixar a guarda, pois a rede Al Qaeda ainda é ativa e possui outras lideranças que podem ordenar uma retaliação ao ataque e morte de seu líder maior. O momento é de alerta máximo e monitoramento das redes para determinar e combater possiveis ameaças.
Nós do GeoPolítica Brasil parabenizamos o êxito da operação cirúrgica que culminou no abate de Osama sem causar danos colaterais, o que era comum nas operações orquestradas por George W. Bush, onde acreditava-se que bombas teleguiadas teriam maior efeito que uma operação cirúrgica com homens altamente treinados e equipados.
Esperamos agora ver uma mudança nas relações americanas com o povo do oriente médio, que hoje são vistos como terroristas ou radicais. Esperamos uma política de respeito as tradições milenares do Islã e o devido respeito aos cidadãos daquelas nações que buscam por paz.
Estamos anciosos pelas novas páginas da história que a humanidade esta por escrever após a morte do maior simbolo do terrorismo transnacional e torcemos para que o mesmo perca força no cenário mundial.
Fonte: GeoPolítica Brasil
0 comentários:
Postar um comentário