Disponível há menos de uma semana na frota da Presidência da República, um Lineage 1000, o maior jato executivo da Embraer, poderá ficar à disposição da presidente Dilma Rousseff por tempo indeterminado. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), o plano é que o jato de luxo substitua duas aeronaves Embraer 190 que passarão por manutenção até dezembro.
Segundo um executivo da Embraer, entretanto, a empresa não tem pressa em ver a presidente voando no AeroLula, um Airbus-319. A Embraer considera um "marketing espetacular" ter o governo, e em especial a presidente, dando preferência a aeronaves nacionais. O custo da aeronave é estimado em pelo menos R$ 50 milhões. A Presidência não irá arcar com os custos porque se trata de um empréstimo da empresa.
LUXUOSO
O Lineage é o modelo topo de linha executivo da Embraer. Tem autonomia semelhante à do Aerolula, podendo voar até Nova York ou a Península Ibérica. Desde o fim do ano passado o governo planeja, contudo, a troca do Airbus presidencial por um avião com capacidade de voo maior. O então presidente Lula fez defesa enfática da troca, dizendo que o país passava por "humilhação" pela necessidade de escalas do avião.
Foram estudadas duas opções. A FAB pediu que empresas oferecendo aviões de reabastecimento de combustível incluíssem na proposta a instalação de uma área VIP, a Airbus foi a única a se apresentar, com o modelo 330. Outra ideia foi a compra de uma Airbus-340 executivo. O problema é que ambas as ideias esbarraram, no começo do governo Dilma, no ambiente de austeridade fiscal. Estão na gaveta, por ora.
EMPRÉSTIMO
O Lineage emprestado à Presidência, com 19 lugares, recebeu uma configuração interna especial para Dilma, com área privativa que inclui quarto, ducha e sala de jantar. O Grupo de Transporte Especial, que fica responsável pelas aeronaves, nem a Embraer, quiseram detalhar as adaptações feitas para a presidente.
O avião deve começar a ser utilizado nas próximas semanas em viagens nacionais e internacionais, depois que pilotos e a tripulação passarem por um treinamento específico.
Fonte: Folha
Segundo um executivo da Embraer, entretanto, a empresa não tem pressa em ver a presidente voando no AeroLula, um Airbus-319. A Embraer considera um "marketing espetacular" ter o governo, e em especial a presidente, dando preferência a aeronaves nacionais. O custo da aeronave é estimado em pelo menos R$ 50 milhões. A Presidência não irá arcar com os custos porque se trata de um empréstimo da empresa.
LUXUOSO
O Lineage é o modelo topo de linha executivo da Embraer. Tem autonomia semelhante à do Aerolula, podendo voar até Nova York ou a Península Ibérica. Desde o fim do ano passado o governo planeja, contudo, a troca do Airbus presidencial por um avião com capacidade de voo maior. O então presidente Lula fez defesa enfática da troca, dizendo que o país passava por "humilhação" pela necessidade de escalas do avião.
Foram estudadas duas opções. A FAB pediu que empresas oferecendo aviões de reabastecimento de combustível incluíssem na proposta a instalação de uma área VIP, a Airbus foi a única a se apresentar, com o modelo 330. Outra ideia foi a compra de uma Airbus-340 executivo. O problema é que ambas as ideias esbarraram, no começo do governo Dilma, no ambiente de austeridade fiscal. Estão na gaveta, por ora.
EMPRÉSTIMO
O Lineage emprestado à Presidência, com 19 lugares, recebeu uma configuração interna especial para Dilma, com área privativa que inclui quarto, ducha e sala de jantar. O Grupo de Transporte Especial, que fica responsável pelas aeronaves, nem a Embraer, quiseram detalhar as adaptações feitas para a presidente.
O avião deve começar a ser utilizado nas próximas semanas em viagens nacionais e internacionais, depois que pilotos e a tripulação passarem por um treinamento específico.
Fonte: Folha
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