Durante a Operação Serrana, de apoio ao desastre natural da região serrana do Rio de Janeiro, o veículo aéreo não-tripulado – VANT LANU – do Instituto Militar de Engenharia (IME), realizou, no dia 16 de janeiro, um voo sobre uma área de risco em Teresópolis (RJ), em apoio a uma operação de busca do 16º Grupo de Bombeiros Militar (16º GBM). Apesar das precárias condições metereológicas apresentadas na região, a equipe do IME segue no apoio às operações do Corpo de Bombeiros e novos voos do VANT serão realizados.
No dia 17 de janeiro, foi realizado um reconhecimento em áreas críticas indicadas pelo comando do 16º GBM, oportunidade em que os componentes eletrônicos do VANT foram embarcados em um Helicóptero Pantera, do 1º Esquadrão do Comando de Aviação do Exército, que realizou o sobrevoo na região e registrou as imagens necessárias à solicitação dos Bombeiros.
As imagens capturadas pelo equipe do IME servirão, também, para a realização de atualizações em cartas e mapas da região, uma vez que o relevo da área atingida pelas chuvas foi alterado em virtude das enchentes, das avalanches e, provavelmente, os rios podem ter sofrido mudanças no seu curso.
O VANT LANU tem um raio de navegação de 10 Km e autonomia de voo de mais de 1 hora, podendo filmar, fotografar e transmitir imagens. Seu uso é melhor aproveitado se a aeronave realizar voo de até 400 metros de altura. Opera apoiado por uma Central de Navegação Inercial (GPS) que acompanha, recebe e transmite as imagens em tempo real.
Fonte: Exército Brasileiro
No dia 17 de janeiro, foi realizado um reconhecimento em áreas críticas indicadas pelo comando do 16º GBM, oportunidade em que os componentes eletrônicos do VANT foram embarcados em um Helicóptero Pantera, do 1º Esquadrão do Comando de Aviação do Exército, que realizou o sobrevoo na região e registrou as imagens necessárias à solicitação dos Bombeiros.
As imagens capturadas pelo equipe do IME servirão, também, para a realização de atualizações em cartas e mapas da região, uma vez que o relevo da área atingida pelas chuvas foi alterado em virtude das enchentes, das avalanches e, provavelmente, os rios podem ter sofrido mudanças no seu curso.
O VANT LANU tem um raio de navegação de 10 Km e autonomia de voo de mais de 1 hora, podendo filmar, fotografar e transmitir imagens. Seu uso é melhor aproveitado se a aeronave realizar voo de até 400 metros de altura. Opera apoiado por uma Central de Navegação Inercial (GPS) que acompanha, recebe e transmite as imagens em tempo real.
Fonte: Exército Brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário