Muito tem se falado ultimamente em planos para emergências, em projetos de habitações dentre tantos outros assuntos pertinentes. Mas sempre que ocorre uma catástrofe como esta que vitimou centenas se não milhares de vidas, eu me pergunto o porque de não termos núcleos de excelência em resgates, para que sejam abreviados o máximo possível o tempo de respostas para estas catástrofes.
Dentro deste pensamento pude como voluntário resgatista perceber a grande dificuldade que foi conseguir viaturas em carater emergencial para atingirmos localidades inacessíveis a veículos convencionais sem capacidade All-Terrain (todo terreno), mas com a chegada de um grande número de forças públicas e seus veículos isto foi sendo contornado, mas infelizmente estas forças chegaram entre 48 e 72 horas após o ocorrido, mas longe de desmerecer seus empenhos, somente uma observação apenas.
E como opinião de quem esteve praticamente com as mãos atadas por falta de viaturas especializadas, eu pergunto o que falta para que as Prefeituras, Secretarias estaduais de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros venham a ter veículos com estas características em números que possam ser distribuídos pelas localidades conforme a demanda e a necessidade estratégica de dotação destes equipamentos.
Pude observar alguns bons veículos com deslocamento superior aos das Pick-up's 4X4 utilizadas pelos orgãos de segurança no teatro de operações. Entre estes veículos posso citar o caminhão Mercedes Bens com carroceria fechada do IBAMA lotado no Parque Nacional Serra dos Orgãos e vinculado ao PrevFogo, tendo este veiculo um deslocamento de 7 toneladas, o caminhão Mercedes Benz Atego 4X4 militarizado a serviço do CBMERJ, os VW Worker 15-210 Militares do Exército Brasileiro, assim como a grande maioria de outros Mercedes com traçao full desta força.
Mas fica a pergunta e quem sabe a sugestão: Porque cada grupamento do CBMERJ, e as Secretarias de Defesa Cívil destes Municípios não possui pelo menos um veículo desta categoria lotado em suas guarnições? Mesmo porque estes serviriam para muitos outros serviços, como atendimento a comunidades de dificil acesso, transporte de materiais diversos, transporte de tropas em treinamentos, veiculos logísticos entre outras utilidades que não cabem neste tópico.
Fico na espectativa de ver em breve vários destes sendo introduzidos em serviços nas forças de segurança pública não só em âmbitos Federal e Estadual, mas principalmente em municípios onde este faça a diferença para salvar uma vida.
Claudio Marcos de Queiroz
Correspondente Especial do GeoPolítica Brasil em Teresópolis
Dentro deste pensamento pude como voluntário resgatista perceber a grande dificuldade que foi conseguir viaturas em carater emergencial para atingirmos localidades inacessíveis a veículos convencionais sem capacidade All-Terrain (todo terreno), mas com a chegada de um grande número de forças públicas e seus veículos isto foi sendo contornado, mas infelizmente estas forças chegaram entre 48 e 72 horas após o ocorrido, mas longe de desmerecer seus empenhos, somente uma observação apenas.
E como opinião de quem esteve praticamente com as mãos atadas por falta de viaturas especializadas, eu pergunto o que falta para que as Prefeituras, Secretarias estaduais de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros venham a ter veículos com estas características em números que possam ser distribuídos pelas localidades conforme a demanda e a necessidade estratégica de dotação destes equipamentos.
Pude observar alguns bons veículos com deslocamento superior aos das Pick-up's 4X4 utilizadas pelos orgãos de segurança no teatro de operações. Entre estes veículos posso citar o caminhão Mercedes Bens com carroceria fechada do IBAMA lotado no Parque Nacional Serra dos Orgãos e vinculado ao PrevFogo, tendo este veiculo um deslocamento de 7 toneladas, o caminhão Mercedes Benz Atego 4X4 militarizado a serviço do CBMERJ, os VW Worker 15-210 Militares do Exército Brasileiro, assim como a grande maioria de outros Mercedes com traçao full desta força.
Mas fica a pergunta e quem sabe a sugestão: Porque cada grupamento do CBMERJ, e as Secretarias de Defesa Cívil destes Municípios não possui pelo menos um veículo desta categoria lotado em suas guarnições? Mesmo porque estes serviriam para muitos outros serviços, como atendimento a comunidades de dificil acesso, transporte de materiais diversos, transporte de tropas em treinamentos, veiculos logísticos entre outras utilidades que não cabem neste tópico.
Fico na espectativa de ver em breve vários destes sendo introduzidos em serviços nas forças de segurança pública não só em âmbitos Federal e Estadual, mas principalmente em municípios onde este faça a diferença para salvar uma vida.
Claudio Marcos de Queiroz
Correspondente Especial do GeoPolítica Brasil em Teresópolis
0 comentários:
Postar um comentário