A Helibrás, subsidiária da Eurocopter, do grupo europeu EADS, fará, na segunda-feira, a entrega dos três primeiros helicópteros EC-725, comprados pelas Forças Armadas brasileiras. O evento, que inicialmente ia acontecer nas instalações industriais da Helibrás, em Itajubá (MG), foi transferido para Brasília, por conta da agenda do presidente Lula.
O projeto prevê a produção gradual dos helicópteros no Brasil até atingirem um índice de 50% de conteúdo nacional, num prazo de seis anos. As primeiras seis a oito aeronaves serão montadas na França e as demais no Brasil, de acordo com o projeto de nacionalização acordado entre a empresa e o governo. Cada força receberá 16 helicópteros e dois deles serão destinados à Presidência da República.
A Helibrás, em conjunto com as Forças Armadas Brasileiras, estão selecionando um grupo de aproximadamente 30 empresas nacionais para participar do desenvolvimento EC-725, que exigirá a capacitação em tecnologias de ponta, como a de peças estruturais em material composto e sistemas aviônicos.
Os dois primeiros contratos com fornecedores brasileiros que participarão do programa de desenvolvimento de partes do helicóptero foram fechados com as empresas Inbra Aerospacee Toyo Matic. A primeira vai fornecer capôs e carenagens do cone de cauda e a estrutura intermediária do helicóptero em material composto. A tecnologia, ainda não disponível no Brasil, será desenvolvida no país e poderá ser fornecida para outros modelos da Eurocopter, como o Tiger e o NH90. A Toyo foi selecionada para fazer a usinagem de peças complexas.
As empresas brasileiras capacitadas neste programa poderão exportar seus produtos para outros helicópteros fabricados pela Eurocopter, tornando-se fonte de suprimento da linha de montagem do grupo a nível mundial. A lista oficial das empresas que irão participar do projeto não foi divulgada, mas a Aeroeletrônica, fabricante de sistemas aviônicos; a Mectron Engenharia, na parte de manutenção de radares; e a Turbomeca, que produz motores, estão entre as pré-selecionadas, segundo uma fonte que acompanha o projeto.
O EC-725, versão mais recente da família Cougar, é um helicóptero biturbina, de médio porte, com capacidade para transportar dois pilotos e mais 29 passageiros. Entre as principais missões que o modelo pode desempenhar estão o transporte tático de tropas e aeromédico, busca e salvamento, apoio logístico em missões navais e transporte de autoridades governamentais.
O projeto vai ampliar a produção da fábrica de Itajubá (MG) e dobrar o número de funcionários em três anos, passando dos atuais 350 para 700.
Fonte: Valor Econômico
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