O ministro da Defesa, Nelson Jobim , disse ontem que o prazo para a definição da compra caças que renovarão a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) está se esgotando e que a presidente eleita, Dilma Rousseff, tomará uma decisão no início do ano. Segundo ele, os Mirage 2000 começarão a ser trocados em 2013. Jobim explicou que, após a escolha de quem vai fornecer os caças, haverá ainda uma verificação das propostas, especialmente da parte relativa à transferência tecnológica, que levará pelo menos um ano.
"Precisamos tomar a decisão no início de 2011, porque em 2013 começa a desativação dos caças Mirage. Se a decisão for tomada ano que vem e houver sucesso nas conversações, esse contrato só poderá ser firmado em 2012", afirmou após passagem de troca de comando do Comando-Geral dos Fuzileiros Navais, no Rio.
Jobim garantiu que ainda não tratou do tema com Dilma, e que a presidente comentou que pretende se reunir em janeiro para começar a definir a questão. O ministro já manifestou preferência pelo caça Rafale, da francesa Dassault, enquanto o relatório da FAB, com 27 mil páginas, indicou em primeiro lugar o Gripen NG, da sueca Saab. O terceiro concorrente é o norte-americano F-18, da Boeing.
Confirmado no cargo pela presidente eleita, Jobim declarou que vai pedir a manutenção dos atuais comandantes das Forças Armadas. Ele confirmou que o novo governo estuda retirar a aviação civil do guarda-chuva da Defesa, com a criação de uma secretaria especial para os aeroportos, subordinada à Presidência.
"É uma ideia que está sendo montada. Na prática, seria como a Secretaria de Aviação Civil (SAC), que está subordinada ao Ministério da Defesa. As atribuições, de modo geral, não mudariam. Ela só ficaria vinculada diretamente à Presidência", observou.
O ministro negou que haja recursos financeiros insuficientes para a tropa que cerca o Complexo do Alemão. "Esse assunto é exclusivamente da Defesa, e nenhum oficial está autorizado a falar dele. As tropas estão totalmente resolvidas, e os problemas equacionados. Não há nenhuma dificuldade nesse sentido", disse Jobim, que informou que visitará, em breve, o conjunto de favelas da Zona Norte do Rio.
Fonte: Estado de Minas
Nota do Blog: A cada dia fica mais preocupante a situação de nossa aviação de caça, ao que tudo indica nossos caçadores vão voar vetores como os da foto que ilustra esta postagem.
essa foto representa muito bem as defesas que o brasil vai ter contra um ataque aereo se continuar assim...
ResponderExcluir