Nesta quarta-feira (17) estive no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro do Rio, para conhecer a exposição "Islã". Uma amostra de arte de vários países mulçumanos, retratanto um pouco da história artística do Islã e mesmo contemporânea.
São mais de 300 peças que retratam 1.400 anos de história das nações islâmicas. Acervos pertencentes a diversos museus, como: Museu Nacional de Damasco,Museu Aleppo e Palácio Azem na Síria. Museu Nacional do Irã, Museu Reza Abassi e Museu do Tapete no Irã, e outros acervos importantes.
Dentro desta exposição há a amostra "Miragens" que retrata obras de artistas contemporâneos, como a obra "Super Mulçumano" que pode-se apreciar na imagem abaixo, dentre muitas belas artes.
Algo interessante que pude apreciar na exposição, são relatos históricos dos desenvolvimentos científicos, como um astrolábio e diversos escritos sobre medicina e ciências exatas que foram um grande avanço dessa cultura. Além de jarros, Tapetes, espadas, esculturas, jóias, trajes e muito mais, estão expostos ao público.
Eu recomendo este programa a toda família, pois é uma boa oportunidade de mergulhar um pouco na cultura do Oriente Médio e do Islã. Um contato bem diferente do que temos hoje através da grande mídia que foca apenas nos grupos radicais islâmicos, tratando como inferior esta cultura milenar tão rica em conhecimento e sua arte é de uma beleza ímpar.
A Exposição Islã estará aberta até o dia 26 de Dezembro, das 09:00Hrs ás 21:00Hrs e a entrada é Franca.
Apreciem algumas imagens deste meu giro pela exposição.
Texto e Fotos: Angelo D. Nicolaci
GeoPolítica Brasil
.
0 comentários:
Postar um comentário