6h51 - Começa o tiroteio no Conjunto de Favelas do Alemão. Um blindado da Marinha, um caveirão, que é o blindado da polícia, além de veículos da Polícia Federal e da Polícia MIlitar reforçam o cerco no local.
7h22 - Policiais se preparam para entrar na comunidade. Antes de partir para a operação, eles se cumprimentam desejando boa sorte. "A gente está na expectativa. Estamos nos momentos finais, a qualquer momento vamos entrar", disse o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira.
8h - Policiais militares, federais, civis e agentes das Forças Armadas começaram a ocupar o Conjunto de Favelas do Alemão. A entrada das equipes, com blindados, apoio de helicópteros e atiradores de elite, foi marcada por uma grande troca de tiros.
8h12 - Um carro do Corpo de Bombeiros transportando macas e suprimentos deixou o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, em direção ao Alemão. Mais cedo, o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Cortes, passou pelo Getúlio Vargas, onde fez uma visita de rotina.
8h22 - Dois homens são detidos e saem da favela escoltados por homens do Exército.
8h25 - O chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski confirma a chegada dos agentes à localidade conhecida como Areal, na parte central da favela.
8h35 - Pelo menos seis blindados da Marinha e quatro picapes da Polícia Federal chegam ao local para reforçar a operação.
8h39 - O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, disse que vai usar a força máxima na invasão ao Complexo do Alemão. “Não vai haver revezamento. Já lançamos as primeiras equipes para a favela, e vamos lançar outras. A missão do Bope é tomar os pontos altos do complexo, como a Pedra do Sapo, o Morro da Fazendinha entre outros”, disse.
8h40 - A polícia se prepara para avançar em outros pontos da favela, depois que foi conquistada a área do Areal.
8h44 - Agentes da Polícia Civil chegam à Estrada do Itararé com maconha, cocaína, granadas, um facão e material para embalar entorpecentes apreendidos no Areal.
8h52 - Ambulância do Exército entra no Alemão.
8h54 - Chegam ao entorno da favela dois carros do esquadrão antibombas.
8h56 - "O estado está dentro do Conjunto de Favelas do Alemão. O território jamais será dado de volta aos crimonosos. Já dominamos o Alemão", diz o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira.
9h06 - Megaoperação ganha reforço de policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo).
9h10 - Um dos blindados teve que retornar à Rua Joaquim de Queiroz, na entrada de favela, por causa de um grande buraco cavado por criminosos no local.
9h15 - Mais agentes da polícia deixam o 16º BPM (Olaria), que está funcionando como Quartel General da operaçao, para reforçar a ocupação do Alemão.
9h16 - Helicópteros com atiradores de elite e equipamentos para monitorar a favela sobrevoam o Conjunto de Favelas do Alemão.
9h20 - "Vencemos", diz comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte.
9h24 - Policiais apreenderam uma grande quantidade de drogas na casa de um traficante, num local próximo ao Centro Educacional Jornalista Tim Lopes, e descem à Estrada do Itararé com sacolas e bolsas. O transporte do material está sendo feito em motocicletas.
9h28 - Policiais do Batalhão Florestal deixam o 16º BPM (Olaria) para o Alemão. A expectativa é que eles se instalem em locais de mata no entorno da comunidade para evitar fugas de criminosos.
9h39 - Após a tomada, dois blindados da Marinha começam a descer o Alemão. Ao mesmo tempo, agentes da Polícia Civil, da Delegacia de Roubos e Furtos chegam ao local.
9h43 - O Comandante da PM, Mário Sérgio Duarte, ordena que os batalhões se dividam em perímetros dentro do Alemão e façam uma revista minuciosa, usando, se necessário, o auxílio dao Companhia de Cães. "Vamos vasculhar casa por casa, beco por beco", disse ele.
9h45 - "O fato de não termos grandes confrontos até agora não significa que não haverá mais tarde. Moradores sabem que viemos libertá-los. Viemos trazer a paz para essa população. Eles pediram e sentiram isso", disse o Comandante da PM, Mário Sérgio Duarte.
9h49 - Policiais chegam à parte mais alta do Conjunto de Favelas do Alemão.
9h55 - O subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, afirma que já foram apreendidas mais de 2 toneladas de maconha. "A gente não tem hora para sair".
10h15 - Policiais chegam Estrada do Itararé, no Alemão, com uma nova leva de armas e drogas apreendidas no interior da comunidade. Entre elas está uma submetralhadora e uma mira à laser. O material está sendo levado para a Polinter.
10h20 - A polícia prendeu um suspeito no final da Rua Joaquim de Queiroz, uma das entradas do Conjunto de Favelas do Alemão.
10h28 - Após descer a comunidade, o delegado Marcus Vinicius Braga chamou de "preocupantemente tranquila" a situação nas favelas do Alemão.
10h30 - Do alto do Alemão, o delegado Ronaldo Oliveira afirma que vários pontos da comunidade estão tomados, como o Coqueiro. "Já pegamos cerca de quatro toneladas de maconha", disse.
10h54 - A polícia confirma que encontrou a mansão do traficante conhecido como “Pezão”, que seria o chefe de tráfico do Alemão. Segundo o delegado Marcos Vinícius Braga, trata-se de um imóvel triplex, com hidromassagem, discoteca, ar condicionado em todos os cômodos, assim como TV de LCD: “Eu nunca vi nada igual, é muito melhor do que muita casa no Leblon, nunca vi disso”, disse o delegado, que afirmou que o traficante destruiu todos os cômodos antes da chegada da polícia. A casa estava vazia.
11h19 - Segundo o Relações Públicas da PM, a varredura no Alemão pode durar dias. Isso porque, de acordo com o coronel Lima Castro, a polícia acredita que haja cerca de 5 mil moradias na região e que cerca de 200 criminosos ainda estejam no local.
12h52 - Segundo o delegado Ronaldo Oliveira, chefe do Departamento geral de Polícia da Capital, a operação no Alemão serviu para mostrar o modo de atuação das polícias cariocas: "Ficou claro nessa operação que a polícia não entra atirando nas favelas quando faz operações policiais".
13h03 - Policiais estão em localidades como Canitá, Areal, Largo do Lucas, Coqueiro, Fazendinha, Morro da Banana e Morro do Adeus, segundo o delegado Ronaldo Oliveira.
13h05 - A polícia se prepara para hastear as bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro no Conjunto de Favelas do Alemão. As informações são do delegado Rodrigo Oliveira.
13h30 - Bandeira da Polícia Civil é hasteada no alto do teleférico do Morro do Alemão.
13h32 - Bandeira do Brasil é hasteada no alto do teleférico do Morro do Alemão.
13h45 - Comandante-geral da PM dá entrevista coletiva e é aplaudido no final.
13h47 - "Estamos virando uma página no Rio de Janeiro", disse o governador Sérgio Cabral. Afirmando estar emocionado com a ocupação do Alemão, ele agradece a todos os agentes envolvidos na megaoperação.
13h50 - A bandeira da Polícia Civil hasteada no alto do teleférico do Morro do Alemão será trocada por uma bandeira do Estado do Rio de Janeiro.
14h15 - Bandeira do Estado do Rio de Janeiro é hasteada ao lado da bandeira do Brasil no alto do teleférico do Alemão, ponto mais alto do conjunto de favelas
14h20 - Polícia apreende no Conjunto de Favelas do Alemão armas de até 2km de precisão de tiro, como metralhadoras com lunetas
15h04 - Zeu um dos assassinos de Tim Lopes que estava foragido se entregou a polícia.
Fonte: Portal G1
0 comentários:
Postar um comentário