
Tropas russas abandonaram na segunda-feira uma aldeia georgiana próxima à região separatista da Ossétia do Sul, que estava ocupada havia mais de dois anos, desde a curta guerra entre os dois países.
"Os russos foram embora. Não há mais um só soldado russo em Perevi", disse à Reuters o porta-voz do Ministério do Interior, Shota Utiashvili.
O governo pró-ocidental da Geórgia dizia que a ocupação de Perevi violava o acordo de cessar-fogo que encerrou o conflito de agosto de 2008, quando tropas russas expulsaram as forças georgianas da Ossétia do Sul, região que formalmente pertencia à Geórgia, mas, na prática, se tornou um protetorado russo.
O porta-voz disse que um "pequeno contingente" de forças do Ministério do Interior chegou à localidade, junto com monitores desarmados da União Europeia. Ele acrescentou que os soldados russos recuaram para o território da Ossétia do Sul.
A Rússia havia anunciado a desocupação de Perevi na semana passada como um "ato de boa-vontade" e um teste da moderação georgiana.
Fonte: Reuters
0 comentários:
Postar um comentário