sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Musharraf autorizou aviões teleguiados, mas não mísseis (Gilani)
Postado por
GBN News
Marcadores:
Armas,
Crise Diplomática,
EUA e sua política externa - Oriente Médio,
Guerras e Conflitos,
Terrorismo,
Tratados e Acordos
O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, revelou nesta sexta-feira que o ex-general e ex-presidente Pervez Musharraf havia autorizado os Estados Unidos a sobrevoar o país em operações de vigilância com aviões teleguiados (drones), mas não a disparar mísseis
"O governo anterior deu permissão para os aviões teleguiados americanos efetuarem voos de vigilância e reconhecimento, mas não para disparar mísseis", declarou à imprensa Gilani, que foi nomeado primeiro-ministro em 2008 após a saída de Musharraf do poder.
Os Estados Unidos multiplicaram os disparos a partir destas aeronaves sem piloto nos últimos meses nas zonas tribais paquistanesas que fazem fronteira com o Afeganistão, local que consideram o quartel-general da Al-Qaeda e de seus aliados talibãs.
Washington teme, em particular, que planejem atentados no Ocidente.
O Paquistão condena oficialmente esses disparos, que instigam um forte sentimento antiamericano em seu território, denunciando uma violação de sua soberania.
O número de ataques de aviões teleguiados americanos no Paquistão aumentou consideravelmente neste ano, com ao menos 88 bombardeios até o dia 15 de outubro, segundo dados do New America Foundation baseados em informações da imprensa.
Fonte: AFP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário