
Os primeiros-ministros de China e Japão se reunirão nesta sexta-feira em Hanói, no Vietnã, para tentar pôr fim à crise diplomática entre os dois gigantes asiáticos, informou a televisão pública japonesa NHK, citando fontes do governo.
"Os governos japonês e chinês entraram num acordo para organizar uma cúpula em Hanói entre o primeiro-ministro (japonês) Naoto Kan e seu par chinês, Wen Jiabao, depois das 21H00 horário de Tóquio (12H00 GMT), quando terão terminado todas as reuniões internacionais", indicou a emissora.
Kan e Wen participam na capital vietnamita de um encontro de países do Sudeste Asiático (ASEAN) e seus aliados da região.
Mais cedo, o chanceler japonês Seiji Maehara reuniu-se durante mais de uma hora com seu par chinês, Yang Jiechi, para preparar a cúpula.
Os dois vizinhos atravessam a pior crise diplomática dos últimos anos, iniciada depois que um pesqueiro chinês foi detido após colidir com uma embarcação da Guarda Costeira japonesa perto de um arquipélago disputado por Tóquio e Pequim, além de Taiwan.
Fonte: AFP
0 comentários:
Postar um comentário