segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Os Senhores da Guerra
Postado por
GBN News
Marcadores:
Defesa,
Economia,
EUA e sua política externa - Oriente Médio,
Forças Armadas,
Industria
O pentágono deve formalizar nos próximos dias um pedido para que o Congresso norte-americano aprove uma venda que pode chegar a 60 bilhões de dólares em armas para a Arábia Saudita. A negociação envolveria a aquisição de 84 caças F-15 e mais 140 helicópteros Apache e Black Hawk, além de outras aeronaves de menor porte. O acordo pode incluir ainda equipamentos para modernizar a Marinha saudita no valor de até 30 bilhões de dólares. Se aprovada, será a a maior transação de material bélico da história.
A expectativa é que o plano passe com facilidade pelo Congresso, já que o partido republicano tem laços estreitos com a indústria da defesa. A operação teria o objetivo de fortalecer a Arábia Saudita, país aliado e maior produtor mundial de petróleo, contra a crescente ameaça do Irã de Ahmadinejad, acusado pelos Estados Unidos de planejar construir uma bomba atômica.
O acordo também vai render bons dividendos econômicos aos Estados Unidos. O pacote deve movimentar bem mais do que os 50 bilhões de dólares previstos no plano de obras públicas apresentado pelo presidente Barack Obama com o objetivo de estimular o emprego. O incentivo também depende de aprovação no Congresso, onde deve encontrar mais resistência.
Fonte: Carta Capital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Arábia faz o papel que o Brasil deveria fazer...
ResponderExcluirConcordo galileu, o Brasil inha que fazer investimenos maciços na modernização de nossas armas e depois disso sim investir no desenvolvimento tecnológico próprio, pois ja estamos com um GAP muito grande e não há tempo para discutir "o sexo dos anjos", temos que comprar material novo e capacitar as armas para então investir pesado em pesquisa e desenvolvimento.
ResponderExcluirUm Abraço.
Angelo parabéns por seu blog, eu acompanho diariamente, desejo muito sucesso em sua empreitada amigo.