quarta-feira, 15 de setembro de 2010
México intensifica segurança para festas dos 200 anos de independência
Postado por
GBN News
Marcadores:
Brasil memória viva,
Combate ao Narcotráfico,
Crimes,
Geopolítica Américas,
Liberdade
O México preparou uma megaoperação de segurança, sem precedentes na história do país, devido às comemorações do Bicentenário da Independência, em andamento em todo o território, que terão duas festas principais nestas quarta-feira e quinta-feira (16).
A partir das 22h (meia-noite de quarta-feira, no horário de Brasília) a avenida Paseo de la Reforma, onde ocorrerá um desfile amanhã, permanecerá totalmente bloqueada. As autoridades ampliaram a segurança também nas proximidades desse ponto e no centro histórico da capital.
O círculo de proteção com unidades da polícia e do Exército inclui cachorros adestrados, detectores de metais e franco-atiradores. Forças Especiais da Polícia Federal, armadas com rifles e granadas, estão dispostas ainda na região do Anjo da Independência, monumento inaugurado em 16 de setembro de 1910 em homenagem aos herois da independência do país.
Praças públicas e zonas centrais das principais cidades mexicanas também contam com a patrulha de unidades militares e da Polícia Federal, além dos corpos locais de segurança, diante do risco de eventuais ataques dos carteis de drogas.
Em decorrência da onda de violência, as festas foram canceladas em 14 municípios. Em julho passado, o país viveu seu primeiro atentado terrorista. A explosão de um carro-bomba em Ciudad Juárez, considerada a localidade mais violenta do mundo, deixou pelo menos quatro mortos.
Desde que o presidente Felipe Calderón assumiu o poder, em dezembro de 2006 e declarou guerra ao narcotráfico, mais de 28.300 pessoas morreram em confrontos entre autoridades e grupos criminosos ou nas disputas internas dos carteis.
No dia 15 de setembro de 2008, por exemplo, membros do cartel La Familia arremessaram granadas durantes os festejos da Independência em pleno centro da cidade de Morelia, capital do estado de Michoacán. A ação deixou oito mortos e 131 feridos.
Amanhã deve ocorrer a festa mais importante do calendário, que contará com um grande desfile organizado pelos australiano Ric Birch e italiano Marco Balich, junto aos mais reconhecidos coreógrafos mexicanos.
Nesta segunda-feira, ao participar de uma das celebrações, o presidente falou sobre os desafios do México e pediu unidade a todos os setores do país.
"Apenas unidos prosperamos, essa é a grande lição da nossa história", declarou na ocasião.
Fonte: ANSA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário