sábado, 11 de setembro de 2010

Afegãos protestam pelo segundo dia contra queima do Alcorão


Centenas de afegãos protestaram neste sábado no noroeste do país pelo segundo dia consecutivo contra os planos do pastor americano evangélico Terry Jones de queimar 200 cópias do Alcorão, o livro sagrado do islamismo. Duramente criticado em todo o mundo, Jones afirmou neste sábado à rede de TV NBC que cancelou seus planos do Dia Internacional de Queimar o Alcorão e que não o fará "nem hoje, nem nunca".

Os planos provocaram ira no Afeganistão e em todo mundo muçulmano. O presidente norte-americano, Barack Obama, advertiu que o ato poderia prejudicar profundamente os Estados Unidos no exterior e colocar em perigo as vidas de soldados do país.

Centenas de pessoas se reuniram em três distritos da Província de Badakhshan, ao noroeste do Afeganistão, onde na véspera um manifestante morreu baleado do lado de fora de uma base da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) dirigida pela Alemanha, disse o chefe de polícia Aqa Noor Kentuz.

"Os manifestantes têm vindo para protestar contra a queima do Alcorão, ainda que até o momento seja tudo pacífico. Nossa força policial está ali para evitar a violência", disse Kentuz.

Segundo suas estimativas, cerca de 600 pessoas fizeram um protesto com bandeiras dos Estados Unidos. Outras 250 pessoas se reuniram em cada um dos outros dois distritos, Jirm e Kishim.

"Cantaram frases contra os judeus, contra os americanos e se dispersaram. Não houve marcha e nem violência", disse Kentuz.

Uma grande manifestação estava prevista para o centro da capital Cabul, onde as forças de segurança reforçaram neste sábado a vigilância em torno da embaixada dos Estados Unidos e do quartel-general da Otan.

Nesta sexta-feira, a Otan negou ter atirado em manifestantes durante os protestos na cidade de Faizabad, capital da Província de Badakhshan, no nordeste do país, onde milhares de pessoas atiraram pedras contra uma base da aliança. Uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas durante o ato, que levou milhares às ruas do país. Anteriormente, agências internacionais haviam informado que tropas da Otan teriam aberto fogo.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger