domingo, 8 de agosto de 2010
Rússia acusa EUA de violarem acordo nuclear
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia acusou os EUA de violarem um acordo bilateral de controle e redução de armas nucleares. Em um comunicado, as autoridades russas disseram que os norte-americanos infringiram o Tratado de Redução de Armas Estratégicas de 1991 (o chamado START-1) porque, entre outros motivos, não forneceram garantias de que alguns lançadores de mísseis nucleares e bombardeios seriam reformados para impedir que fossem equipados com bombas atômicas.
O Ministério também citou a falta de controle dos EUA sobre fontes radioativas e afirmou que as autoridades norte-americanas não conseguiram impedir o vazamento de informações ligadas a materiais e a armamentos nucleares, mencionando um caso ocorrido em 2006 no qual a polícia do país descobriu que dados confidenciais do Laboratório Nacional Los Alamos haviam sido obtidos por um grupo criminoso.
A acusação é um sinal claro de tensão nas relações entre as duas potências. As críticas ocorreram após a Comissão de Relações Exteriores do Senado norte-americano ter adiado a votação de instrumento que ratificaria medidas do tratado.
O Ministério das Relações Exteriores russo informou em sua página da internet que os EUA violaram inúmeros pactos relacionados ao tema, incluindo o Tratado Estratégico de Redução de Armas (START I) e um acordo convencional sobre armamento.
"Durante o período do START I, os Estados Unidos não abordaram as preocupações da Rússia sobre a implementação desse tratado", disse o ministério citando uma ampla lista de supostas "irregularidades".
A Rússia também acusou os Estados Unidos de evitar a supervisão internacional em concordância com a Convenção de Armas Tóxicas e Biológicas.
Fonte: Estadão / Reuters
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário