segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Rei da Jordânia reúne-se com ministro de Defesa de Israel antes de ir aos EUA


O rei jordaniano Abdullah 2º reuniu-se de surpresa com o ministro de Defesa israelense, Ehud Barak, antes de viajar aos EUA para participar das reuniões que reabrirão as negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos, na quinta-feira (2), em Washington.

"As discussões se centraram nos meios de garantir o êxito das conversas diretas entre os palestinos e Israel", que tentarão ser retomadas na próxima quinta-feira (2) após um ano e meio de estagnação, disse um comunicado da casa real jordaniana.

Abdullah 2º ressaltou "a necessidade de levar a sério as negociações para assegurar que sejam abordadas todas as questões sobre o estatuto definitivo, tão breve seja possível na fase prévia, para levar a uma solução de dois Estados", acrescentou a nota.

Segundo Amã, o rei jordaniano assinalou que as conversas diretas deveriam levar à criação de "um Estado palestino independente e viável que viva em paz com Israel, em conformidade com as resoluções pertinentes da legitimidade internacional e as referências estipuladas".

O monarca reivindicou ainda a colaboração da comunidade internacional para garantir "progressos tangíveis e rápidos" na revitalização das negociações de paz diretas entre israelenses e palestinos.

O líder jordaniano aceitou o convite do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para ir ao encontro no qual participarão o líder palestino Mahmoud Abbas, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o representante do Quarteto para Oriente Médio, Tony Blair, entre outros.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger