quarta-feira, 18 de agosto de 2010
EUA não consideram investimentos da China na América Latina uma ameaça
O governo dos Estados Unidos não considera os investimentos da China na América Latina uma ameaça a seus interesses, afirmou nesta quarta-feira em Pequim o secretário de Estado adjunto para a América Latina, Arturo Valenzuela.
"De nenhuma maneira é uma preocupação, de nenhuma maneira é uma ameaça", declarou Valenzuela, que faz uma visita de cinco días a China.
"O compromisso da China, o investimento e o comércio com os países do hemisfério ocidental ajudam a fortalecer as economias e a criar empregos nestes países", acrescentou.
Estados Unidos e China têm uma "coincidência de objetivos" na América Latina, segundo Valenzuela, para quem os dois países desejam aumentar o nível de vida, melhorar a estabilidade política e fortalecer a segurança na região.
Valenzuela participou em Pequim na quarta rodada de conversações sobre a América Latina dentro do Diálogo Econômico e Estratégico EUA-China.
A América Latina representa 40% do comércio global dos Estados Unidos e apenas 5% do comércio exterior da China, destacou Valenzuela.
No entanto, o comércio da China com a América Latina aumentou quase 10 vezes na última década em consequência das compras chinesas de matérias-primas e das importações latinoamericanas de produtos manufaturados.
Fonte: AFP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um fato curioso:
ResponderExcluirA China é o País que mais compra terras produtivas fora da China.
O País que a China mais tem terras é o Brasil.
Quase todas essas terras, estão nas mãos de empresas fantasmas.
Tudo que é produzido nessas terras, vai para a China.
E depois é o Tio San que é o Vilão da história....
Sinceramente não sei se há alguma lei no pais sobre isso, mas me arrisco a dizer que não há!!
Angelo, e Você acha que isso é um problema ou poderá se tornar um?? pois tem gente que acha que desde que pague impostos tá tudo ok.
Prezados
ResponderExcluirDeveria ter uma lei como na Inglaterra, onde ninguem é dono da terra e sim usuário. Isto da força ao Estado de ceder ou não e retirá-las quando lhe interessar
Abraços
Galileu meu amigo,
ResponderExcluirEssa questão da posse de terras é preocupante sim, pois o Estado deveria sim possuir um verdadeiro controle sobre tais terras e grandes propriedades.
Como citou nosso amigo Lucas, o modelo inglês é o mais interessante que há, e o Brasil corre um sério risco de em um futuro proximo sofrer problemas na região Norte.
Lucas é muito bom ter novamente sua participação, um grande abraço meu grande amigo.