terça-feira, 6 de julho de 2010
Rússia critica novo projeto de sistema antimíssil dos EUA
A Rússia afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos estão ignorando suas preocupações com o plano de construir um escudo antimíssil com bases perto da fronteira russa.
Embora o presidente Barack Obama tenha agradado Moscou no ano passado ao cancelar os planos de defesa antimíssil do antigo governo norte-americano, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Andrei Nesterenko, afirmou que a Rússia tem preocupações similares com relação ao projeto revisado dos Estados Unidos.
Em um comunicado, Nesterenko afirmou que "já está claro" que o novo projeto "em essência posiciona o emprego na Europa de uma arquitetura de defesa antimíssil sem levar em conta os justos interesses e preocupações russas."
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, visitou a Polônia no sábado e presenciou a assinatura de um pacto permitindo o emprego de interceptores de mísseis norte-americanos naquele país.
Nesterenko afirmou que, apesar das promessas de cooperação com relação às ameaças, "parece que o lado norte-americano começou a movimentar elementos de seu sistema de defesa antimíssil com base em suas decisões próprias e não nas conjuntas."
O comentário sugere que o sistema antimíssil poderá afetar as relações entre Moscou e Washington.
Fonte: Reuters
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário